• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2019.tde-19112019-172317
Document
Auteur
Nom complet
Ariane Vicente Mota
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2019
Directeur
Jury
Araujo, Mariangela de (Président)
Alves, Ieda Maria
Demai, Fernanda Mello
Zucchi, Angela Maria Tenorio
Titre en portugais
A elaboração de modelos definitórios para um Dicionário Terminológico das Ciências Naturais
Mots-clés en portugais
Ciências naturais
Definição terminológica
Mapas conceituais
Modelos definitórios
Terminologia
Resumé en portugais
O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a elaboração de definições terminológicas para termos das Ciências Naturais, com foco na subárea Biologia, para professores do Ensino Fundamental I. Esta discussão surgiu para auxiliar os professores polivalentes que, muitas vezes, não se aprofundaram nos estudos das Ciências Naturais nos seus cursos de formação, e demonstram dificuldades nas suas práticas em sala de aula por desconhecerem alguns conceitos. Com o aparato teórico-metodológico da Terminologia, foram retirados de coleções didáticas termos das Ciências Naturais que compuseram, junto com seus contextos de uso, uma base de dados. Os termos referentes aos sistemas digestório, urinário, genital e respiratório do corpo humano foram separados e formaram quatro mapas conceituais elaborados a partir do levantamento das informações mais frequentes em seus contextos. Com isso, sete modelos definitórios foram elaborados de modo que eles explicitassem as informações mais frequentes, garantindo assim a sua funcionalidade aos seus futuros consulentes. Cerca de quarenta definições foram redigidas evidenciando a aplicabilidade dos modelos definitórios, principalmente para garantir a padronização das definições.
Titre en anglais
The elaboration of defining patterns to a Terminological Dictionary of Natural Sciences
Mots-clés en anglais
Conceptual maps
Defining patterns
Natural sciences
Terminological definition
Terminology
Resumé en anglais
The present work aims to reflect on the elaboration of terminological definitions to Natural Science terms, focusing on the subarea Biology, for primary school teachers. This discussion arose to assist generalist teachers who, often, did not go further in the Natural Science studies in their training courses, and demonstrate difficulties in their classroom practices for not knowing some concepts. With the theoretical-methodological Terminology set, Natural Science terms were extracted from textbook collections that composed, with their contexts of use, a database. The terms referent to the digestive, urinary, genital and respiratory systems of the human body were split and formed four conceptual maps elaborated through the survey of the most frequent information in their contexts. Thereby, seven defining patterns were elaborated so that they clarified the most frequent information, thus ensuring their functionality to their future consultants. About forty definitions were written highlighting the applicability of the defining models, mainly to ensure the definitions standardizations.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2019-11-19
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.