• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2019.tde-19112019-172317
Documento
Autor
Nombre completo
Ariane Vicente Mota
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2019
Director
Tribunal
Araujo, Mariangela de (Presidente)
Alves, Ieda Maria
Demai, Fernanda Mello
Zucchi, Angela Maria Tenorio
Título en portugués
A elaboração de modelos definitórios para um Dicionário Terminológico das Ciências Naturais
Palabras clave en portugués
Ciências naturais
Definição terminológica
Mapas conceituais
Modelos definitórios
Terminologia
Resumen en portugués
O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a elaboração de definições terminológicas para termos das Ciências Naturais, com foco na subárea Biologia, para professores do Ensino Fundamental I. Esta discussão surgiu para auxiliar os professores polivalentes que, muitas vezes, não se aprofundaram nos estudos das Ciências Naturais nos seus cursos de formação, e demonstram dificuldades nas suas práticas em sala de aula por desconhecerem alguns conceitos. Com o aparato teórico-metodológico da Terminologia, foram retirados de coleções didáticas termos das Ciências Naturais que compuseram, junto com seus contextos de uso, uma base de dados. Os termos referentes aos sistemas digestório, urinário, genital e respiratório do corpo humano foram separados e formaram quatro mapas conceituais elaborados a partir do levantamento das informações mais frequentes em seus contextos. Com isso, sete modelos definitórios foram elaborados de modo que eles explicitassem as informações mais frequentes, garantindo assim a sua funcionalidade aos seus futuros consulentes. Cerca de quarenta definições foram redigidas evidenciando a aplicabilidade dos modelos definitórios, principalmente para garantir a padronização das definições.
Título en inglés
The elaboration of defining patterns to a Terminological Dictionary of Natural Sciences
Palabras clave en inglés
Conceptual maps
Defining patterns
Natural sciences
Terminological definition
Terminology
Resumen en inglés
The present work aims to reflect on the elaboration of terminological definitions to Natural Science terms, focusing on the subarea Biology, for primary school teachers. This discussion arose to assist generalist teachers who, often, did not go further in the Natural Science studies in their training courses, and demonstrate difficulties in their classroom practices for not knowing some concepts. With the theoretical-methodological Terminology set, Natural Science terms were extracted from textbook collections that composed, with their contexts of use, a database. The terms referent to the digestive, urinary, genital and respiratory systems of the human body were split and formed four conceptual maps elaborated through the survey of the most frequent information in their contexts. Thereby, seven defining patterns were elaborated so that they clarified the most frequent information, thus ensuring their functionality to their future consultants. About forty definitions were written highlighting the applicability of the defining models, mainly to ensure the definitions standardizations.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2019-11-19
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.