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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.8.2011.tde-19042011-142336
Documento
Autor
Nome completo
Priscilla Barbosa Ribeiro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2010
Orientador
Banca examinadora
Oliveira, Marilza de (Presidente)
Bacellar, Carlos de Almeida Prado
Rossi, Maria Aparecida Garcia Lopes
Título em português
A ordem de constituintes sentenciais no português paulista
Palavras-chave em português
Escola Normal
Habitus linguístico
História Social da Língua
Ordem de constituintes
Posição do sujeito
Resumo em português
A ordem de constituintes sentenciais é um tema que já foi abordado em muitos estudos e ainda gera interesse entre os linguistas. Os trabalhos diacrônicos sobre o assunto apontam que, ao longo da história do Português Brasileiro (PB), a ordem SV (sujeito-verbo) tem sido privilegiada em contraposição à sequência VS (verbo-sujeito), mais usual em estágios anteriores da língua (cf. Berlinck: 1989, Duarte: 1992, Torres Morais: 1993, e outros). Fixando o olhar no final do século XIX, analisamos a posição do sujeito em relação ao verbo em textos da Escola Normal da Capital (ENC), comparando-os com textos de escritores brasileiros e portugueses, com vistas a identificar um modelo linguístico referencial para a instituição. O corpus da pesquisa foi constituído a partir de cartas e atas produzidas por professores e diretores da ENC, homens públicos de prestígio na época, o que caracteriza esse material como sendo a expressão de um padrão linguístico culto. Visando a analisar o fenômeno linguístico inserido em seu contexto de produção, fizemos o levantamento e caracterização de aspectos da cidade e da instituição escolar (como o corpo de diretores, docentes e discentes, e o currículo escolar, em particular da língua portuguesa), buscando, deste modo, realizar uma análise complementarmente histórica, social, cultural e linguística.
Título em inglês
Word order in Brazilian Paulista Portuguese
Palavras-chave em inglês
Linguistic habitus
Normal School
Social History of Language
Subject position
Word order
Resumo em inglês
Word order has been the theme of many researches, but it still intrigues linguists. Diachronic studies have shown that in the history of Brazilian Portuguese (BP) the order SV (subject-verb) has been used in preference to the sequence VS (verb-subject), which was more common in earlier stages of the language (cf. Berlinck: 1989, Duarte: 1992, Torres Morais: 1993, among others). Focusing on the phenomenon of word order at the end of the 19th century, we analyze the subject position in relation to the verb in texts from the Escola Normal da Capital (São Paulo Normal School - ENC) and compare the data with texts produced by Brazilian and Portuguese writers, with the intention of identifying a linguistic referential model for the educational institution. The research corpus is composed of letters and minutes written by the teachers and principals of the ENC, prestigious public men at that time; hence this material can be taken as the expression of a standard linguistic variety. Aiming at analyzing the linguistic phenomenon within its production context, we did a survey and a characterization of aspects of the city and the institution (such as the board of principals and teachers and the student body, as well as the school curriculum, especially the Portuguese syllabus), with the purpose of conducting an analysis that is historical, social, cultural and linguistic altogether.
 
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Data de Publicação
2011-04-19
 
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