• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2011.tde-16042012-121159
Document
Auteur
Nom complet
Elizabete Enz Hubert
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2011
Directeur
Jury
Mosca, Lineide do Lago Salvador (Président)
Citelli, Adilson Odair
Hansen, Joao Adolfo
Oliveira, Eduardo Chagas
Sartorelli, Elaine Cristine
Titre en portugais
Relações discursivas nas sátiras a religiosos, atribuídas a Gregório de Matos Guerra (1633-1696). Figuras e estratégias argumentativas
Mots-clés en portugais
Argumentação
poesia sátirica
retórica
Resumé en portugais
O objetivo desta pesquisa é apresentar as relações discursivas nas sátiras a religiosos atribuídas ao poeta baiano Gregório de Matos Guerra (1633-1696), com base na Teoria da Argumentação, a Nova Retórica, de Perelman e Tyteca, e na Retórica da Poesia, do Grupo , de Liège, que abrem espaço para a análise desses textos sem o condicionamento à sua forma versificada. O códice Rabelo, publicado em 1968 por James Amado apresenta em torno de oitenta sátiras contra religiosos. A escolha do corpus se deu em virtude do notável desafeto do enunciador em relação a padres, madres, frades e freiras. Dentro do gênero poético (epidítico), a sátira seiscentista visa não só ao entretenimento, mas à correção dos vícios. A obra satírica atribuída ao Boca do Inferno relata as desvirtudes da sociedade do Brasil-colônia, especialmente da comunidade religiosa católica. Pretendeu-se examinar as sátiras do ponto de vista do argumento e das figuras. A figura é considerada argumentativa quando provoca uma mudança de perspectiva, quando seu emprego parece normal em relação à nova situação sugerida. Perelman e Tyteca propõem a classificação das figuras como de escolha, presença e comunhão, de acordo com sua função na produção discursiva, uma vez que um mesmo recurso nem sempre provoca o mesmo efeito argumentativo. O Grupo estuda as figuras a partir das operações fundamentais que lhe dão origem e as classifica de acordo com o desvio produzido na expressão (metaplasmos e metataxes) ou no conteúdo (metassememas e metalogismos). Nesta pesquisa foram estudados principalmente os tropos, as figuras que implicam uma nova significação das palavras, evidenciando a relação de semelhança, correspondência, conexão e contrariedade. Dentre os tropos, a metáfora tem um papel especial porque é uma das bases da poesia de engenho e agudeza, do período chamado Barroco brasileiro. As análises apresentam o caráter argumentativo das sátiras e pretendem chegar à intenção do enunciador, ou seja, agradar e agir sobre os outros (fazer crer) por meio do discurso
Titre en anglais
Discursive relations in the religious satire attributed to Gregorio de Matos Guerra (1633-1696): figures and argumentative strategies
Mots-clés en anglais
argumentation
rhetoric
satirical poetry
Resumé en anglais
The objective of this research is to present the discursive relations in the religious satire attributed to the poet from Bahia Gregorio de Matos Guerra (1633-1696), based on the Theory of Argumentation, the New Rhetoric, of Perelman and Tyteca, and the Rhetoric of the Poetry of the Group from Liège, which give us the opportunity to analyze these texts independent of their arrangement in verses.The codex Rabelo, published in 1968 by James Amado, has around eighty poems against the religious. The choice of the corpus had its reason in a notable hostility of the enunciator for priests, nuns, friars and monks. Within the poetic genre (epideictic), the seventeenth-century satire is intended not only to entertain, but to correct the immorality. The satirical work attributed to the "Mouth of Hell" narrates the misconduct of the society of colonial Brazil, especially the Catholic religious community. It was intended to examine the satire from the standpoint of the argument and figures. The figure is considered argumentative when it causes a perspective change, when its use seems to be normal in relation to the new situation suggested.Perelman and Tyteca propose a classification of figures as being of "choice", "presence" and "communion", according to their function in discourse production, accepting that the same occurrence does not always cause the same argumentative effect. The Group studies the figures from the fundamental operations that give rise to them and classifies them according to the deviation produced in the expression (metaplasms and metataxes) or content (metasememes and metalogisms).This research focused on the tropes, figures that imply a new meaning to words, evidencing the relationship of similarity, correspondence, connection and opposition. Among the tropes, metaphor has a special role because it is characteristic of the poetry of acuteness and ingeniousness, typical from the so called Brazilian Baroque period. Analyses show the argumentative nature of satire and are intended to reach the intention of the enunciator, that is, to please and have an effect on others (make believe) through discourse
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2012-04-16
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.