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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2011.tde-13062012-153103
Documento
Autor
Nome completo
Solange Peixe Pinheiro de Carvalho
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Caretta, Elis de Almeida Cardoso (Presidente)
Alves, Ieda Maria
Gebara, Ana Elvira Luciano
Micheletti, Guaraciaba
Murakawa, Clotilde de Almeida Azevedo
Título em português
As muitas faces de uma pedra: o universo lexical da obra em prosa de Ariano Suassuna
Palavras-chave em português
A Pedra do Reino
Ariano Suassuna
criação lexical
estilística
literatura brasileira
Resumo em português
Os estudos estilísticos, inseridos na área de estudos da língua portuguesa, têm por objetivo verificar como a escolha lexical e os neologismos literários podem causar diversos efeitos sobre os leitores de obras literárias. Entre outros autores, Alves (1990), Barbosa (1981), Lapa (1977), Mattoso Câmara Jr. (1985) e Martins (2000), discorreram a respeito do tema, salientando a importância da criação lexical em relação à expressividade e à criatividade de diferentes autores brasileiros. Tendo em vista a importância das pesquisas nessa área, escolhemos como corpus da nossa pesquisa a obra em prosa do autor teatral Ariano Suassuna, o Romance d'A Pedra do Reino e a História d'O Rei Degolado, caracterizada pela presença significativa de criações lexicais, as quais, além de transmitir para o leitor a visão de mundo do narrador, Dom Pedro Dinis Ferreira-Quaderna, também conferem a seu texto grande originalidade, tendendo para a subversão ou validação dos gêneros literários nos quais Suassuna se inspirou para criar sua obra, sobretudo as novelas de cavalaria e a literatura de cordel. Verificamos também como, por meio de uma cuidadosa manipulação do léxico, Quaderna procura aliciar seus leitores, mostrando uma visão de mundo única e procurando impor os valores culturais que considera importantes no campo da cultura brasileira. A partir da identificação e recolha dos neologismos suassunianos, e dada sua grande diversidade, nossa proposta é apresentar neste trabalho uma amostra dos neologismos sintagmáticos e semânticos encontrados nas duas obras, levando em conta aspectos como a afetividade das palavras e expressividade de sufixos, salientando também como, por meio de suas criações, o autor concretiza a mistura dos elementos eruditos e populares que constituem a base de seu pensamento cultural.
Título em inglês
The many sides of a stone: the lexical universe of the prose works by Ariano Suassuna
Palavras-chave em inglês
A Pedra do Reino
Ariano Suassuna
Brazilian literature
lexical creation
stylistics
Resumo em inglês
Stylistics studies, included in the field of research related to the Portuguese language, aim at verifying how the choice of lexicon and literary neologisms can affect readers of literature. Among other authors, Alves (1990), Barbosa (1981), Lapa (1977), Mattoso Câmara Jr. (1985), and Martins (2000) studied this subject, highlighting the importance of lexical creation in connection with the expressiveness and creativity of many Brazilian writers. Bearing in mind the relevance of research in this field, we have chosen as corpus for our study the only prose works by playwright Ariano Suassuna, Romance d'A Pedra do Reino and História d'O Rei Degolado, characterised by the significant amount of lexical creation, which not only conveys to the reader the worldview of their narrator, Dom Pedro Dinis Ferreira-Quaderna, but also confer the text great originality, tending either to the subversion or validation of the literary genres which inspired Suassuna to create his works, especially chivalric romance and cordel literature. We have also verified how, through careful lexical manipulation strategies, Quaderna attempts to entice his readers by showing a single worldview, and trying to impose Brazilian cultural values that he deems to be important. From the identification and collection of neologisms created by Suassuna, the main objective of this study is to present a sample of syntagmatic and semantic neologisms found in both works, taking into consideration aspects such as the affectivity of words and the expressiveness of suffixes; thus highlighting how effectively Suassuna creates and uses classical and popular elements the basis of his cultural thinking.
 
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Data de Publicação
2012-06-13
 
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