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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2014.tde-12052015-130433
Documento
Autor
Nome completo
Simone Gonçalves
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Goldstein, Norma Seltzer (Presidente)
Campos, Maria Inês Batista
Santos, Sandoval Nonato Gomes
Título em português
Tessituras argumentativas: um espaço para a interação
Palavras-chave em português
Edição
Interação
Produção textual
Reescrita
Revisão
Resumo em português
Este trabalho foi elaborado com o objetivo de encontrar respostas para questões relacionadas às práticas de produção de textos na escola e caracteriza-se como pesquisa-ação, por tratar-se de uma alternância de papéis entre professor e pesquisador, ora participando dos movimentos relativos ao processo de ensino e de aprendizagem, construindo as práticas de sala de aula, ora se posicionando como pesquisador reflexivo, buscando discutir a relação entre as práticas da sala de aula e a teoria, levantando hipóteses e buscando respostas para os desafios que emergem das práticas discentes e docentes em sala de aula. O que se pretende é investigar práticas de produção textual por alunos do 9º ano de uma escola particular de ensino fundamental do Estado de São Paulo, buscando refletir sobre como se dão os processos de escrita e reescrita. Os questionamentos colocados foram os seguintes: de que forma os alunos lidam com processos de reescrita de textos? que movimentos podem ser observáveis no percurso entre as versões do texto? Que escolhas os alunos fazem, quando orientados a melhorar seus textos? Buscam ampliar? Buscam reduzir? Como se dão os processos de escrita e reescrita de textos durante a execução de uma sequência didática voltada para o ensino de textos argumentativos? A qualidade das mudanças está ligada ao status do solicitante? De que forma os alunos lidam com processos de reescrita do texto? O gênero discursivo escolhido para a investigação foi a justificativa de projeto de iniciação científica, um gênero criado pelo professor-pesquisador por conter características sociodiscursivas que implicam em reflexão, engajamento e posicionamento. As etapas do trabalho foram: (1) construção de uma sequência didática para o ensino do gênero justificativa; (2) aplicação da sequência didática; (3) seleção do corpus: textos produzidos por um total de seis alunos, sendo três meninos e três meninas; (4) análise de dados referentes às réplicas: que modificações foram feitas nos textos depois das intervenções do professor? Que modificações foram feitas nos textos depois das intervenções de um colega de turma?
Título em inglês
Argumentative weavings: a space for interaction
Palavras-chave em inglês
Edition
Interaction
Review
Rewriting
Textual production
Resumo em inglês
This paper was elaborated with the purpose of finding answers to methodological issues related to the practices of textual production at school and is characterized as an action-research, because of the alternation of roles between teacher and researcher, sometimes participating in activities about teaching and learning, building the practices of classroom, sometimes positioning itself as a reflective researcher, trying to discuss the relation between classrooms practices and theory, bringing up hypotheses, seeking answers to challenges that come from students and teachers practices in classroom. What is intended is to investigate practices of textual production from 9th grade students of a private primary school located in São Paulo reflecting on how does the process of writing and rewriting happens. The questions that arise are the following: What actions can be observed in the course between the texts versions? What choices do the students make, when advised to improve their texts? Do they try to enlarge it? Do they try to shorten it? How do the processes of writing and rewriting during the implementation of an instructional sequence focused on argumentative texts happen? Is the quality of the changes connected to the requesters status? The chosen genre discourse to the investigation was the justification, a genre created by the teacher-researcher for including socio-discursive features that imply in reflection, engagement and positioning. The works steps were: (1) Building an instructional sequence for teaching the genre justification; (2) Applying the instructional sequence; (3) Selecting the corpus: texts produced by six students, three boys and three girls; (4) Analyzing data on replies: what changes were made on the texts after the teachers interventions? What changes were made on the texts after a classmates interventions?
 
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Data de Publicação
2015-05-12
 
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