• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.8.2007.tde-11122007-092357
Documento
Autor
Nome completo
Celia Regina Araes
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2007
Orientador
Banca examinadora
Andrade, Maria Lúcia da Cunha Victório de Oliveira (Presidente)
Grillo, Sheila Vieira de Camargo
Nascimento, Jarbas Vargas
Título em português
A noção de gênero discursivo no ensino de Língua Portuguesa
Palavras-chave em português
Discurso
Ensino
Gênero
Leitura
Produção
Resumo em português
Em consonância com os pressupostos teóricos mais atuais para o ensino de Língua Portuguesa que favorece uma postura reflexiva em relação à linguagem, esta dissertação pretende verificar como o material didático adotado para a 7ª série do Ensino Fundamental aborda os conceitos de gêneros discursivos. Nossa análise toma como base uma pesquisa bibliográfica sobre gêneros discursivos desenvolvidas por alguns estudiosos, como Bakhtin, Bronckart entre outros, assim como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), publicados em 1998 e as resenhas dos livros selecionados constantes no Programa Nacional de Livro Didático (PNLD), publicado em 2005. As experiências dos autores dos livros didáticos que foram selecionados para a análise (Português pra Todos/Língua Portuguesa: Rumo ao Letramento/ALP - Análise, Linguagem e Pensamento/Linguagem Nova) foram registradas em entrevistas, a partir de um roteiro pré-estabelecido, e muito contribuíram para alcançarmos respostas para nossas questões iniciais e enriquecer nossa pesquisa.
Título em inglês
The notion of discursive gender in the education of Portuguese Language
Palavras-chave em inglês
Education
Gender
Reading
Speech
Writing
Resumo em inglês
In accord with the estimated more current theoreticians for the education of Portuguese Language that collaborate a reflexive position in relation to the language, this essay intends to verify as the didactic material adopted for 7ª series of the fundamental teaching approaches the concepts of discursive gender. Our analysis takes as base a bibliographical research on discursive gender developed by some scholars, as Bakhtin, Bronckart among others, as well as the National Curricular Parameters (PCN), published in 1998 and the summaries of books selected constant in the National Didactic Book Program (PNLD), published in 2005. The experiences of the authors of the didactic books that had been selected for the analysis (Português pra Todos/Língua Portuguesa: Rumo ao Letramento/ALP - Análise, Linguagem e Pensamento/Linguagem Nova) had been registered in interviews, from a daily pre-determinate program, and very our initial questions had contributed to reach answers and to increase our research.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2007-12-12
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.