• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2007.tde-11122007-092357
Document
Auteur
Nom complet
Celia Regina Araes
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2007
Directeur
Jury
Andrade, Maria Lúcia da Cunha Victório de Oliveira (Président)
Grillo, Sheila Vieira de Camargo
Nascimento, Jarbas Vargas
Titre en portugais
A noção de gênero discursivo no ensino de Língua Portuguesa
Mots-clés en portugais
Discurso
Ensino
Gênero
Leitura
Produção
Resumé en portugais
Em consonância com os pressupostos teóricos mais atuais para o ensino de Língua Portuguesa que favorece uma postura reflexiva em relação à linguagem, esta dissertação pretende verificar como o material didático adotado para a 7ª série do Ensino Fundamental aborda os conceitos de gêneros discursivos. Nossa análise toma como base uma pesquisa bibliográfica sobre gêneros discursivos desenvolvidas por alguns estudiosos, como Bakhtin, Bronckart entre outros, assim como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), publicados em 1998 e as resenhas dos livros selecionados constantes no Programa Nacional de Livro Didático (PNLD), publicado em 2005. As experiências dos autores dos livros didáticos que foram selecionados para a análise (Português pra Todos/Língua Portuguesa: Rumo ao Letramento/ALP - Análise, Linguagem e Pensamento/Linguagem Nova) foram registradas em entrevistas, a partir de um roteiro pré-estabelecido, e muito contribuíram para alcançarmos respostas para nossas questões iniciais e enriquecer nossa pesquisa.
Titre en anglais
The notion of discursive gender in the education of Portuguese Language
Mots-clés en anglais
Education
Gender
Reading
Speech
Writing
Resumé en anglais
In accord with the estimated more current theoreticians for the education of Portuguese Language that collaborate a reflexive position in relation to the language, this essay intends to verify as the didactic material adopted for 7ª series of the fundamental teaching approaches the concepts of discursive gender. Our analysis takes as base a bibliographical research on discursive gender developed by some scholars, as Bakhtin, Bronckart among others, as well as the National Curricular Parameters (PCN), published in 1998 and the summaries of books selected constant in the National Didactic Book Program (PNLD), published in 2005. The experiences of the authors of the didactic books that had been selected for the analysis (Português pra Todos/Língua Portuguesa: Rumo ao Letramento/ALP - Análise, Linguagem e Pensamento/Linguagem Nova) had been registered in interviews, from a daily pre-determinate program, and very our initial questions had contributed to reach answers and to increase our research.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2007-12-12
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.