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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2016.tde-10052016-143233
Documento
Autor
Nome completo
Adriana Santos Batista
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Barzotto, Valdir Heitor (Presidente)
Ferreira, Katia Zanvettor
Gonçalves Segundo, Paulo Roberto
Monte, Vanessa Martins do
Silva, Katiene Nogueira da
Título em português
Arranjos de vozes em textos jornalísticos: quem discute educação na cobertura sobre avaliações externas?
Palavras-chave em português
Análise do Discurso
Discurso relatado
Heterogeneidade enunciativa
Ideb
Pisa
Resumo em português
Nesta pesquisa teve-se como objetivo analisar os arranjos de vozes estabelecidos em textos jornalísticos sobre avaliações externas. De modo mais específico, a proposta foi observar em textos publicados pela Folha de S.Paulo sobre o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e o Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) os seguintes aspectos: a caracterização dos locutores presentes nos textos, tanto como autores, entrevistados ou fontes jornalísticas; a heterogeneidade enunciativa e formas de inserção do discurso relatado; os modos por meio dos quais as diferentes vozes presentes nos textos são articuladas a fim de sustentar determinadas posições do jornal; e as relações interdiscursivas e dialógicas estabelecidas entre os textos e os elementos materializados no jornal. Para a constituição do corpus, foram selecionados vinte e quatro textos sobre o Ideb 2009 e dezessete sobre o Pisa do mesmo ano, todos publicados pela Folha de S.Paulo em 2010, logo após a divulgação dos resultados. Optou-se pelo uso da versão impressa, disponível no acervo digital do jornal, para que fosse possível examinar, além do conteúdo escrito, a disposição do texto e das imagens no material publicado. Como referencial teórico para as análises, foram mobilizados estudos pertencentes, principalmente, à Análise do Discurso e a diferentes correntes acerca da enunciação. Os conceitos basilares foram dialogismo (BAKHTIN, 1997, 2010), heterogeneidade enunciativa e discurso relatado (AUTHIER-REVUZ, 1990, 1999, 2004), interdiscurso (PÊCHEUX, 1993) e locutor (DUCROT, 1987). Da esfera jornalística, foram abordados também os conceitos de fontes e gêneros jornalísticos com base, sobretudo em Melo (1985) e Lage (2008). Por meio das análises realizadas, concluiu-se que, com relação aos locutores, nos textos publicados pelo jornal, predominam enunciados provenientes da esfera governamental e de think tanks, sendo que a esses últimos é atribuído o papel de fontes expert, aquelas que detêm o conhecimento teórico capaz de debater os resultados divulgados e apresentar propostas de ação. Ao saber acadêmico é relegado papel secundário, tanto quantitativamente quanto pelas maneiras como os enunciados associados a representantes de universidades são dispostos nos textos. No que diz respeito ao conteúdo, há predominantemente uma tendência à polarização entre ensino público e privado, com valorização das práticas do segundo em relação ao primeiro; consideração dos dados obtidos pelas avaliações como rankings e propagação do discurso da competitividade.
Título em inglês
Arrangements of voices in news stories: who discusses education on external assessment coverages?
Palavras-chave em inglês
Discourse Analysis
Enunciative Heterogeneity
Ideb
Pisa
Reported speech
Resumo em inglês
This study aims to investigate the arrangement of voices established in journalistic texts on external assessments. More specifically, this study focused on how texts published in the Folha de S.Paulo newspaper on the Ideb (Basic Education Development Index) and the Pisa (Programme for International Student Assessment) addressed the following aspects: characterization of speakers present in the texts, as authors, interviewees and journalistic sources; enunciative heterogeneity and reported speech insertion; how the different voices present in the texts are articulated in order to sustain some of the newspapers positions; and interdiscursive and dialogical relations among texts and the elements materialized in the newspaper. To build the corpus, twenty-four texts on the 2009 Ideb and seventeen on the Pisa of the same year were selected from the Folha de S.Paulo newspaper in 2010. The texts came out shortly after the release of Ideb and Pisa results. The printed texts were obtained from the newspapers digital database in order for the study to address both written content as well as text and image layout. The theoretical framework of choice mobilizes Discourse Analysis and various lines of thought in Enunciation. The fundamental concepts operated with were dialogism (Bakhtin, 1997, 2010), enunciative heterogeneity and reported speech (AUTHIER-REVUZ, 1990, 1999, 2004), interdiscourse (PÊCHEUX, 1993) and enunciator (DUCROT, 1987). From journalism, the concepts of sources and journalistic genres based mainly on Melo (1985) and Lage (2008) were approached. It was found that, with respect to the enunciators present in the Folha de S.Paulo texts, statements made by government authorities and think tanks prevailed. The latter is assigned the role of expert source, one holding theoretical knowledge capable of discussing the disclosed results and making proposals for action. Academic knowledge is relegated to a secondary role, not only quantitatively but also in the way statements associated with university enunciators are arranged in the texts. With regard to content, the prevailing trend is toward polarizing public and private education, thus valuing the practices of the latter in detriment to the former; translating data obtained from assessments as ranking lists, and promoting the discourse of competition.
 
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Data de Publicação
2016-05-10
 
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