• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2015.tde-09062015-131019
Document
Auteur
Nom complet
Paola de Souza Mandalá
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2015
Directeur
Jury
Amado, Rosane de Sa (Président)
Gonzalez, Neide Therezinha Maia
Vieira, Maria Eta
Titre en portugais
Aspectos fonético-fonológicos e culturais da produção textual de alunos brasileiros e bolivianos de uma escola pública paulistana
Mots-clés en portugais
Alunos brasileiros
Alunos imigrantes bolivianos
Ethos discursivo
Fonética
Fonologia
Salas de aula mistas
Resumé en portugais
Nas escolas públicas da cidade de São Paulo é crescente a quantidade de alunos estrangeiros, destacadamente bolivianos, devido às recentes levas migratórias. Esse fenômeno alterou a conformação de salas de aula, fazendo com que professores precisassem se adaptar ao bilinguismo e ao caráter intercultural da nova sala de aula. A presente pesquisa, objetivando auxiliar o trabalho dos professores, analisa a produção textual de brasileiros e bolivianos, alunos de turmas do 8º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Infante Dom Henrique, com o intuito de apontar e descrever aspectos linguísticos e culturais que possam retratar as especificidades dos grupos formadores dessas turmas mistas. Linguisticamente, identificaram-se os aspectos fonético-fonológicos que interferem na escrita da língua portuguesa dos alunos, compondo uma gramática mínima (VÁZQUEZ, 1999) que revelou, por meio da identificação de inadequações e adequações, o nível de domínio da língua escrita. Culturalmente, com base na identificação do ethos discursivo (MAINGUENEAU, 2008), detectado nas produções escritas sobre tema envolvendo violência e amizade, verificou-se como os alunos dos dois grupos, brasileiros e bolivianos, constroem a imagem de si o que revelou seus valores e visão de mundo, expondo o significado de seus comportamentos. Assim, associadas, as análises linguística e cultural buscaram orientar a atuação do professor em salas de aula mistas.
Titre en anglais
Phonetic-phonological and cultural aspects of textual production of Brazilian and Bolivian students of a public school in São Paulo
Mots-clés en anglais
Bolivian immigrants students
Brazilian students
Discursive ethos
Mixed classrooms
Phonetics
Phonology
Resumé en anglais
In public schools of São Paulo is a growing number of foreign students, notably Bolivia, due to recent migratory waves. This phenomenon has changed the conformation of the classrooms, making the needed teachers adapt to bilingualism and intercultural character of the new classroom. This research, aiming to assist the work of teachers, analyzes the textual production of Brazilian and Bolivian, classes of 8th graders of elementary school of the School Infante Dom Henrique, in order to point out and describe linguistic and cultural aspects that may portray the specificities of forming groups such mixed classes. Linguistically, we identified the phonetic-phonological aspects that affect the writing of Portuguese students, making a minimal grammar (VAZQUEZ, 1999) revealed that, by identifying inadequacies and adjustments, the written language domain level. Culturally, based on the identification of the discursive ethos (MAINGUENEAU, 2008), detected in written productions on theme involving violence and friendship, it was found as students of both groups, Brazilian and Bolivian, build self-image - which revealed its values and world view, exposing the meaning of their behavior. Thus, associated, the linguistic and cultural analysis sought to guide the actions of the teacher in mixed classrooms.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2015-06-09
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.