• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2013.tde-06112013-100351
Documento
Autor
Nombre completo
Janaina Michele de Oliveira Silva
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2013
Director
Tribunal
Barzotto, Valdir Heitor (Presidente)
Aquino, Zilda Gaspar Oliveira de
Ciama, Adriana Emilia
Leite, Marli Quadros
Pinto, Maria Alexandra de Araújo Guedes
Título en portugués
Texto publicitário e o processo de identificação: um percurso entre ter e ser
Palabras clave en portugués
Análise do discurso
Discurso
Escrita
Imagens discursivas
Mídia
Texto publicitário
Resumen en portugués
Esta tese tem como objeto de estudo peças publicitárias impressas brasileiras, veiculadas na revista Veja, e está elaborada de modo a constituir-se como um trabalho que considera elementos característicos do discurso publicitário. Isso significa dizer que empregamos um olhar com foco não apenas em aspectos linguísticos como também em aspectos sociais, culturais e referentes à constituição do sujeito para a elucidação dos sentidos discursivos. Trata-se, portanto, de uma investigação que visa a discutir a produção do discurso publicitário impresso brasileiro de nossa contemporaneidade a partir do corpo textual de anúncios circulados em mídia impressa brasileira. Em suma, e sob essa perspectiva, investigamos a ação e a representação no modelo de peça publicitária empregada no Brasil, com a finalidade de compreender como essas práticas sociais afetam os leitores e seus porquês. Tendo em vista tal propósito, estruturamos esta tese em cinco capítulos, sendo que são discorridos no primeiro deles alguns dos conceitos predominantes ao longo do trabalho, tais como a intersecção entre linguagem e mercado, identificação, narcisismo, imaginário, voyeur, simulacro, simulação, discurso, etc.. No segundo capítulo, tratamos dos aspectos inerentes ao contexto social atual a partir de suas práticas sociais, dando a conhecer mais acerca da contemporaneidade, da mídia e da publicidade. Com o terceiro capítulo trazemos à discussão reflexões sobre a confluência entre a linguagem e aspectos psicanalíticos. E, por fim, no último capítulo, apresentamos fatores inerentes à constituição dos sentidos, no que tange ao imbricamento resultante dos valores expostos ou evocados no discurso publicitário. É a partir das contribuições que a Análise do Discurso, a Filosofia, a História Cultural, a Linguística, a Psicanálise e a Sociologia podem oferecer ao debate que assentamos as discussões desta investigação.
Título en inglés
Advertising text and the process of identification: a route between having and being
Palabras clave en inglés
Advertising text
Discourse
Discourse analysis
Discursive images
Media
Writing
Resumen en inglés
This thesis has Brazilian printed advertising pieces as object of study, published in Veja magazine, and it is elaborated in order to consist of as a work which considers the characteristic features of publicity discourse. This means that we have applied an eye focused not only on linguistic aspects but also social, cultural and regarding the constitution of the subject to the understanding of discursive meaning ones. Therefore, it is a research that aims for discussing the production of Brazilian printed publicity discourse of our times from textual body of flowed advertisement on Brazilian media press. In short, and under this perspective, we have investigated the action and the representation in model of advertising piece used in Brazil, in order to understand how these social practices affect the readers and their whys. Bearing this purpose in mind, we have structured this thesis in five chapters, in which the first one there are considered some of the predominant concepts raised throughout the study, as the intersection between language and market, identification, narcissism, imaginary, voyeur, simulacrum, simulation, discourse, etc. In the second chapter, we consider aspects related to the current social context from their social practices, giving to know more about the contemporaneity, media and advertising. In the third chapter we bring up for discussion reflections about the confluence between language and psychoanalytic aspects. And, finally, in the last chapter, we present inherent factors to the constitution of senses, regarding to the overlapping resulting of the values exposed or evoked on publicity discourse. It is from the contributions Discourse Analysis, Philosophy, Cultural History, Linguistic, Psychoanalysis, Sociology can offer to the debate that we based the discussion from this research.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2013-11-06
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.