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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.8.2007.tde-03032008-114747
Documento
Autor
Nome completo
Arnaldo Rebello Camargo Junior
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2007
Orientador
Banca examinadora
Oliveira, Marilza de (Presidente)
Correa, Manoel Luiz Goncalves
Ribeiro, Ilza Maria de Oliveira
Título em português
A realização do objeto direto em referência ao interlocutor
Palavras-chave em português
Aprendizagem
Clítico
Especialização de formas
Interlocutor
Objeto direto
Resumo em português
Propomos o estudo da realização do objeto direto no Português Brasileiro (PB) na referência ao interlocutor, a partir de um corpus formado essencialmente por textos produzidos por alunos do Ensino Fundamental II de uma escola particular da cidade de São Paulo. Estes textos consistem em uma proposta de redação direcionada à produção do objeto direto na referência ao interlocutor, orientados aos registros formal e informal da língua. Objetivamos identificar o tipo de complemento produzido pelos alunos nos dois registros. Interessa-nos investigar, sobretudo, as formas pronominais acusativas de 2a pessoa bem como a posição dos clíticos para estabelecer diálogo com os trabalhos que tratam das formas pronominais acusativas de 3a pessoa. Para isto, utilizamos o método variacionista de análise quantitativa, conforme estabelecido por Labov, e já consagrado em inúmeros estudos. Os resultados obtidos serão norteados pelas hipóteses descritas ao longo da introdução deste estudo, e a partir da confirmação de algumas e descarte de outras, buscaremos estabelecer uma adequação descritiva suficiente para comprovar o desaparecimento do clítico acusativo de 3a pessoa aplicado em referência ao interlocutor (Ramos 1999), substituído pela forma "te", ou para realinhar o clítico "o" no sistema pronominal da variedade paulistana do português brasileiro.
Título em inglês
The effectiveness of the direct object at the interlocutor's reference
Palavras-chave em inglês
Direct object
Forms specialization
L2 input
Second person
Resumo em inglês
The aim of this study of the effectiveness of the direct object in Brazilian Portuguese (BP) at the interlocutor's reference, from a corpus essentially made by texts produced by students from a private school at São Paulo city. These texts consist in a request for composition directed to the production of the direct object at the interlocutor's reference, guided to the formal and informal registers of the language. The objective defined here is identifying the kind of complement that is produced by the students at the formal and informal registers. The main intention is investigate the second person accusatives pronominal forms as well as the clitics position, to establish connection with studies that work with the third person accusatives pronominal forms. In this sense, it was used the quantitative method of analysis, as establish by Labov, and already considerate in many studies. The results will be guided by the hypotheses described at the introduction of this study and from the confirmation of some hypotheses and the discard of others there will be establish a suit descriptive sufficient to corroborate the useless of the third person accusative clitic applied at the interlocutor's reference (Ramos 1999), replaced by the form "te" or to align the clitic "o" at the pronominal system of varieties of the Brazilian Portuguese from São Paulo.
 
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Data de Publicação
2008-03-17
 
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