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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.8.2008.tde-30072008-104834
Documento
Autor
Nome completo
Luciana de Oliveira Pagan Neves
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Wertzner, Haydée Fiszbein (Presidente)
Andrade, Claudia Regina Furquim de
Camargo, Zuleica Antonia de
Gurgueira, Adriana Limongeli
Palomo, Sandra Maria Silva
Título em português
Descrição acústico-articulatória e perceptiva das líquidas do português brasileiro produzidas por crianças com e sem transtorno fonológico
Palavras-chave em português
Acústica de Fala
Desenvolvimento Infantil. Fala
Fonética
Medida da Produção da Fala
Resumo em português
O presente trabalho foi realizado em dois estudos. O primeiro deles (Estudo 1) teve como objetivo descrever e comparar as características acústicas das líquidas /l/; /4/ e /”do português brasileiro enquanto o segundo (Estudo 2), procurou descrever e comparar a percepção auditiva das líquidas apresentadas a juízes. Para isto, foi analisada acusticamente a produção das líquidas /l/; /4/ e /”realizada por 10 crianças sem alterações de fala e linguagem (GC), com idade compreendida entre 5:11 e 9:0 anos, e 10 com transtorno fonológico (GTF) e idade entre 5:0 e 12:0 anos. Após a avaliação fonológica, as crianças dos dois grupos foram solicitadas a repetir três vezes as sílabas /Na, Ni, Nu/; /4a, 4i, 4u/ e /”a, ”i, ”u/ e as palavras /se'boNa/, /'Nãma/, /'mi”W, /
Título em inglês
Description and comparison of the acoustic characteristics of the three Brazilian Portuguese liquid sounds produced by children with or without phonological disorders
Palavras-chave em inglês
Child Development
Phonetics
Speech Production Measurement
Speech. Speech Acoustics
Resumo em inglês
The present research was divided in two different studies. The purpose of the first one (Study 1) was to describe and to compare the acoustic characteristics of the three Brazilian Portuguese liquid sounds /N/; /4/ and/”/. The aim of the second study (Study 2) was to describe and to compare the auditory perception of these liquids when presented to judges. To accomplish these two purposes, acoustic analyses were carried out of the production of /N/; /4/ and /”/ by 10 children without phonological disorders aged from 5:11 to 9:0 years old (CG) and 10 children with phonological disorders (PDG) aged between 5:0 and 12:0 years old. After a complete phonological evaluation the children in of both groups were asked to repeat three times the syllables /Na, Ni, Nu/; /4a, 4i, 4u/ e /”a, ”i, ”u/ and the words /se'boNa/-onion, /'Nãma/-mud, /'mi”W-corn, /
 
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Data de Publicação
2008-10-14
 
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