• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2008.tde-30032009-160755
Documento
Autor
Nombre completo
Daniela Viana Pannuti
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2008
Director
Tribunal
Melo, Lelia Erbolato (Presidente)
Belintane, Claudemir
Cabral, Ana Lúcia Tinoco
Título en portugués
Aspectos descritivos e interpretativos da narrativa do sonho na criança
Palabras clave en portugués
Criança
Inconsciente
Linguagem oral
Narrativa
Sonho
Resumen en portugués
O presente trabalho tem como objeto de estudo as narrativas do sonho produzidas por crianças, suas principais características e contribuições para o desenvolvimento da linguagem na criança. Neste sentido, o principal objetivo deste trabalho é identificar e descrever os organizadores dominantes no processo de construção das narrativas orais por crianças entre 6 e 7 anos, a fim de evidenciar a importância da escuta do interlocutor, bem como explorar as relações metalingüísticas presentes no encontro entre o adulto (= pesquisador) e a criança = sujeito). Assim, com base nessas produções, a análise levará em conta os aspectos discursivos e lingüísticos, os mecanismos do sonho, a construção das seqüências narrativas e os elementos lingüísticos pertinentes, como os marcadores conversacionais, os tempos verbais, a questão da subjetividade, entre outros. A proposta apresentada foi uma situação de relato a partir de uma mesma pergunta feita pela pesquisadora: Você já sonhou quando estava dormindo? Conte um sonho que já teve. Para examinar os desdobramentos obtidos nas respostas a esta indagação, nos apoiamos em referenciais teóricos psicanalíticos (Freud, Winnicott) e psicolingüísticos (F.François), sobretudo. Colocar na fala o sonho é um desafio e um prazer para a criança, na medida em que, nesse exercício, a criança, ao colocar-se como sujeito, tem possibilidade de ampliar suas habilidades comunicativas, entrar em contato com construções provindas de seu inconsciente e confirmar seu papel enquanto protagonista de sua história. É justamente isto que nos interessa desvendar para o leitor.
Título en inglés
Descriptive and interpretative aspects of narrative of dream in children
Palabras clave en inglés
Children
Dream
Narrative
Oral language
Unconscious
Resumen en inglés
The present work has as object of study the narratives of dreams produced by children, its main characteristics and contributions for the development of child´s discourse. In this direction, the main objective is to identify and to describe the dominant organizers, in the process of construction of oral narratives from children between 6 and 7 years, in order to evidence the importance of the listening of the interlocutor, as well as exploring the metalinguistics relations current in the meeting between the adult (researcher) and the child (subject). Thus, on the basis of these productions, the analysis will take in account the discursive and linguistic aspects, the mechanisms of the dream, the construction of the narrative sequences, pertinent the linguistic elements, as the conversational markers, the verbal tenses, the question of the subjectivity, among others. The proposal presented was a situation of narrative from one same question made by the researcher: Have you ever dreamed when you were sleeping? Tell me a dream that you had. To examine the unfoldings gotten in the answers to this investigation, we use as references the psychoanalytical (Freud, Winnicott) and psycholinguistic (F.François) referential, over all. To place in words the dream is a challenge and a pleasure for the child, in the measure where, in this exercise, the child, when placing itself as subject, has possibility to extend its communicative abilities, to enter in contact with constructions come from its unconscious and to confirm its role as protagonist of its history. This is exactly what we intend to unmask for the reader.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2009-04-03
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.