• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2011.tde-29062011-144418
Document
Auteur
Nom complet
Maria da Penha Marinovic Doro
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2010
Directeur
Jury
Dick, Maria Vicentina de Paula do Amaral (Président)
Ferreira Netto, Waldemar
Monteiro, Yara Nogueira
Souza, Sandra Maria Ribeiro de
Trindade, Liana Maria Salvia
Titre en portugais
A onomástica no discurso publicitário turístico das estâncias hidrominerais: Águas de São Pedro, um estudo
Mots-clés en portugais
Águas de São Pedro
Discurso publicitário
Onomástica
Toponímia
Turismo
Resumé en portugais
Esta pesquisa tem como objetivo estudar a importância dos nomes próprios (topônimos e corônimos) no discurso publicitário das estâncias hidrominerais para divulgar suas potencialidades turísticas. O topônimo utilizado pela indústria turística pode tornar-se o nome de um produto. Para estudar o discurso publicitário turístico e para analisar o topônimo como uma marca, pesquisamos a relação entre turismo, espaço e topônimo. Para essa análise, escolhemos a estância hidromineral Águas de São Pedro, localizada no estado de São Paulo. Realizamos pesquisa documental e de campo, entrevistando familiares do denominador, moradores, hoteleiros e turistas. Estudamos também o desenvolvimento histórico do lugar, suas denominações incluindo seus bairros, vilas, logradouros e suas motivações toponímicas. Através do estudo onomástico, levantamos nomes de corônimos como as denominações dos hotéis do município de Águas de São Pedro, seus atrativos turísticos e a relação entre os nomes dos hotéis com o nome da cidade. Portanto, por meio de estudos teóricos interdisciplinares, buscamos mostrar como o nome do lugar é tratado como marca no discurso publicitário turístico.
Titre en anglais
Onomastics in tourist advertising discourse of thermal cities: Águas de São Pedro, a study
Mots-clés en anglais
Advertising discourse
Águas de São Pedro
Onomastics
Toponymy
Tourism
Resumé en anglais
This research aims to study the importance of names (toponyms and coronyms) in advertising discourse of water spa resort or thermal cities to promote their tourism potential. The place name used by the tourism industry can become the name of a "product". To study the tourist advertising discourse and to anallyse the place name as a trademark, we studied the relationship between tourism, space and place name. For this analysis, we chose the water health resort of Águas de São Pedro, located in São Paulo. We conducted desk research and fieldwork, interviewing relatives of the denominator, residents, tourists and hoteliers. We studied also the historical development of the place, including the denomination of its neighborhoods, towns, places and its toponimical motivations. Through the onomastic study, we found coronyns, as the name of the hotels in the city of Águas de São Pedro, its tourist attractions and the relationship between the the hotels name and the city name. Therefore, through interdisciplinary theoretical studies, we show how the place-name is treated as "trademark" in tourist advertising discourse.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2011-06-29
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.