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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2019.tde-26062019-103725
Documento
Autor
Nome completo
Marcelo Costa Segreto
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Tatit, Luiz Augusto de Moraes (Presidente)
Machado, Regina
Silveira Junior, Walter Garcia da
Wisnik, Jose Miguel Soares
Título em português
A canção e a oralização: sílaba, palavra e frase
Palavras-chave em português
Canção popular
Música
Semiótica da canção
Resumo em português
A canção popular conquistou, desde o início do século XX, uma significativa importância na sociedade brasileira. Sua presença cultural marcante pode ser constatada, atualmente, pela grande quantidade de publicações acadêmicas dedicadas ao assunto, ligadas às mais diversas áreas do conhecimento. Nesta pesquisa, estudaremos a relação entre a composição e a linguagem oral, adotando a abordagem da semiótica da canção desenvolvida por Luiz Tatit (teoria que sistematiza os processos específicos da canção vislumbrando-a como linguagem artística autônoma). Pretendemos, por meio da análise de exemplos (bem como mediante a atividade de recriação linguística e melódica de alguns deles), elucidar os diferentes graus de presença da fala na canção e as diferentes formas de oralização. Examinaremos as suas sutis nuances entoativas a partir de três patamares de análise (a sílaba, a palavra e a frase), tentando esquadrinhar esse misterioso encontro entre a sua letra e a sua melodia.
Título em inglês
Songwriting and oral language: syllable, word and phrase
Palavras-chave em inglês
Music
Popular song
Semiotics of song
Resumo em inglês
Popular song has obtained an important role in Brazilian culture since the beginning of the 20th century. Nowadays, it is widely recognised across various disciplines of academia. Based on the song semiotics theory developed by Luiz Tatit (a systematisation of songwriting concepts and practices in which song is considered an independent artistic language, separate from poetry and music), this study intends to analyse the relationship between song composition and oral speech. Drawing on the analysis and re-creation of some examples, we want to study the different levels of oral language in song. The focus of this thesis is to observe these nuances of speech through three linguistic levels: syllable, word and phrase. Results obtained from this inquiry will help us to understand the mysterious combination of lyrics and tunes.
 
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Data de Publicação
2019-06-26
 
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