• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2011.tde-22092011-162536
Documento
Autor
Nome completo
Guilherme Demarchi Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2010
Orientador
Banca examinadora
Pietroforte, Antonio Vicente Seraphim (Presidente)
Barros, Diana Luz Pessoa de
Dietrich, Peter
Título em português
Elementos para uma análise semiótica da ideologia
Palavras-chave em português
Discurso
Ideologia
Manipulação
Rock brasileiro
Semiótica
Resumo em português
Este nosso trabalho pretende estudar a questão da ideologia presente em letras de rock brasileiro das décadas de 1980 e 1990, em que o país passava por transformações sociais que viriam a ter impacto no modo de pensar da população e em seu discurso. As análises foram feitas em dois blocos: o primeiro, que compreende A canção do senhor da guerra, Múmias, e Era um garoto, que como eu, retrata o tema da guerra; o segundo contém a análise de Imorais, A indecência e Não há perdão para o chato, compreendendo o tema da moralidade. Há, portanto, dois focos distintos, sendo o primeiro de cunho mais social e o segundo, de caráter mais intimista. Os dois abordam de diferentes formas o pensamento de uma época marcada pelo medo da guerra e pelas transformações advindas de uma nova moral que surge. Utilizamos, para as análises, a teoria semiótica greimasiana, e alguns de seus desdobramentos, como o fazer missivo e os estudos em extensividade e intensividade propostos por Claude Zilberberg em Síntese da gramática tensiva. A parte que enfatizamos na análise, entretanto, é o nível discursivo do texto, lugar das determinações ideológicas propriamente dito, como aponta José Luiz Fiorin, em Linguagem e ideologia.
Título em inglês
Elements for a semiotic analysis of ideology
Palavras-chave em inglês
Brazilian rock
Discourse
Ideology
Manipulation
Semiotics
Resumo em inglês
This work we present intends to study the question of ideology present in Brazilian Rock and Roll lyrics from the 1980s and 90s, a period when the country was passing by social changes that would impact both the way of thinking and the discourse of the population. The analyses were performed in two blocks: the first has the war as theme, and includes A canção do senhor da guerra, Múmias, and Era um garoto, que como eu; the second contains analyses of Imorais, A indecência, and Não há perdão para o chato, approaching the theme of morality. Thus, there are two distinct focuses, being the first of a more social nature, while the second presents a more intimate character. In different ways, both blocks approach the thought of an age marked by the fear of war and by the transformations originated from arising moral patterns. For the analyses, we have used the Greimasian semiotic theory and some of its ramifications, as the faire missif and the studies on extensiveness and intensiveness proposed by Claude Zilberberg in Síntese da gramática tensiva. Nevertheless, the part emphasized in the analysis is the discursive level of the text, spot of ideological determinations themselves, as pointed out by José Luiz Fiorin in Linguagem e ideologia.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2011-09-22
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.