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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2015.tde-17112015-130016
Documento
Autor
Nome completo
Diocleyr Baulé Junior
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Pietroforte, Antonio Vicente Seraphim (Presidente)
Fernandes, Cleyton Vieira
Souza, Rodolfo Nogueira Coelho de
Título em português
(Plano do) conteúdo musical: reflexões acerca da espacialidade do sentido na música
Palavras-chave em português
Música
Semiologia da música
Semiótica
Resumo em português
Esta dissertação é composta de quatro capítulos. O primeiro, de caráter lexicográfico, explora os campos semânticos de oito termos capciosos comuns às teorias linguística, narrativa, semiótica e musical. O Segundo faz uma analogia entre sistema musical e língua natural segundo oito princípios que delimitamos do pensamento saussuriano. O terceiro cuida do sentido musical imanente defendido pelos analistas de música, afilhados do pensamento de Hanslick, da escola formalista dos séculos XIX e XX. O quarto, e último capítulo, intitulado hermenêutica, trata das linhas que criativamente extraem sentido semântico de estruturas musicais.
Título em inglês
(Plan of the) musical content: reflefexões about the spatiality of meaning in music
Palavras-chave em inglês
Music
Semiology of music
Semiotics
Resumo em inglês
This dissertation consists of four chapters. The first of lexicographical nature, explores the semantic fields of eight specious terms common to linguistic, narrative, semiotic and musical theories. The second is an analogy between music system and natural language according to eight principles that delimit the Saussurean thought. The third takes care of the immanent musical sense advocated by music analysts, godchildren of Hanslick's thought, the formalist school of the nineteenth and twentieth centuries. The fourth and final chapter, entitled hermeneutics deals with lines that draw creatively semantic sense of musical structures.
 
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Data de Publicação
2015-11-18
 
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