• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2015.tde-17112015-124611
Document
Auteur
Nom complet
Ricardo Akira Sanoki
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2015
Directeur
Jury
Pietroforte, Antonio Vicente Seraphim (Président)
Oliveira, Pelópidas Cypriano de
Tomasi, Carolina
Titre en portugais
Análise semiótica da videoarte: um estudo da obra de Bill Viola
Mots-clés en portugais
Bill Viola
Semiótica tensiva
Video arte
Resumé en portugais
O objetivo desta dissertação é aplicar as teorias da semiótica de linha francesa, inicialmente desenvolvida por A. J. Greimas, para analisar os efeitos de sentido e significação em três trabalhos de video arte realizados pelo artista americano Bill Viola:The space between the teeth (1976), The reflecting pool (1979) e The passing (1991). A linguagem da video arte é muito presente na arte contemporânea, porém os estudos e pesquisas dessa área artística são escassos. Entre os estudos semióticos que pesquisam as linguagens das Artes Visuais, encontramos análises de filmes de cinema, video clipes de músicas, comerciais de televisão, animações, porém não encontramos nenhuma pesquisa relacionada a trabalhos de video arte. Por essa razão nossa pesquisa não teve nenhuma base de referência para a utilização da teoria semiótica na análise de trabalhos de vídeo arte, partindo inicialmente do estudo de análises semióticas de histórias em quadrinhos. Um resumo da história da video arte é apresentado no primeiro capítulo. As teorias que utilizamos são resumidamente explicadas no capítulo 2, no qual damos ênfase para o percurso narrativo do sentido, as relações semi-simbólicas nas línguagens visuais e os novos estudos da semiótica tensiva, proposta por Claude Zilberberg, dela utilizamos o fazer missivo para analisar a estrutura e o fluxo narrativo dos vídeos. No capítulo 3 são realizadas as análises.
Titre en anglais
Semiotics analysis of the video art: a study of Bill Viola´s work
Mots-clés en anglais
Bill Viola
Tensive Semiotics
Video art
Resumé en anglais
The purpose of this work is to use the Semiotic Theory, desenvolved by A.J. Greimas, to analyze three videos of the american artist, Bill Viola: The space between the teeth (1976), The reflecting pool (1979) and The passing (1991). The presence of the video art in the contemporary art is very strong, but the studies and researches in this artistic field is very low. Therefore, our work began with no references of other works that had already analyzed or studied the video art, só we started with some semiotics studies of comic books. In the first chapter we introduce a resume of the history of video art. In the second chapter we explain the theories we are using, mainly the course generate of meaning, the semi-simbolics relations in the visual languages and the news studies of the tensive semiotic, proposed by Claude Zilberberg, from this theory we use the missivity to analyze the structure and the flux of the narrativity in the videos. In the third chapter we presents the analyzes.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2015-11-17
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.