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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2011.tde-17092012-120615
Document
Auteur
Nom complet
Luciane Kalil Patah
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2011
Directeur
Jury
Wertzner, Haydée Fiszbein (Président)
Matumoto, Marcia Azevedo de Sousa
Santos, Raquel Santana
Titre en portugais
Relações entre os desempenhos em nomeação rápida, consciência fonêmica, conhecimento de letras e leitura escrita em 1° e 2° ano do Ensino Fundamental
Mots-clés en portugais
Desenvolvimento da linguagem
Escrita
Leitura
Resumé en portugais
Este estudo teve o objetivo de descrever e comparar os desempenhos de alunos do 1º e do 2º ano do Ensino Fundamental em tarefas de consciência fonêmica, nomeação rápida, conhecimento de letras, leitura e escrita, bem como verificar a associação entre os resultados obtidos nas provas aplicadas. Participaram da pesquisa 60 crianças entre 5:9 e 7:5 anos de idade que estudavam em escolas da Rede Municipal da região central de Pindamonhangaba. Os sujeitos não apresentavam queixas nem alterações quanto a linguagem e aprendizagem. Para a aplicação das provas experimentais foram utilizados: CONFIAS-Consciência Fonológica: instrumento de avaliação sequencial, (MOOJEN et al, 2003) para avaliação de consciência fonêmica; prova de nomeação rápida do teste CTOPP- Comprehensive Test of Phonological Processing, de WAGNER, TORGESEN, e RASHOTTE (1999), adaptada por ROSAL (2002) e por SIMÕES (2006); prova de conhecimento de letras utilizada por CARDOSO-MARTINS (2006); e as listas de palavras reais e inventadas de PINHEIRO (1994) com a redução de número de palavras proposta por HERRERO (2007) para avaliação de leitura e de escrita. Para discussão dos resultados, os sujeitos foram divididos em dois grupos: GP1 (1º ano) e GP2 (2º ano). Ao comparar os dois grupos, os resultados indicaram melhor desempenho no GP2 em: todos os subtestes de leitura e escrita, todos os subtestes de consciência fonêmica, nomeação rápida de itens alfanuméricos e conhecimento de letras. Na comparação entre os subtestes da consciência fonêmica, os resultados evidenciaram melhor desempenho em tarefas cujo fonema-alvo está no início das palavras e pior desempenho em subtestes de segmentação e transposição. Na nomeação rápida, as diferenças entre os subtestes dependeram do ano escolar; assim, o melhor desempenho ocorreu em números (GP1 e GP2) e letras (GP2) e o pior desempenho foi em nomeação rápida de letras para o GP1e de cores para o GP2. Foram encontradas correlações positivas das habilidades de processamento fonológico com a leitura e com a escrita, mas estas correlações dependeram dos subtestes e do ano escolar. Além disso, os resultados indicaram associação do conhecimento de letras com 9 habilidades de processamento fonológico e de leitura e escrita, sendo observado que tal associação torna-se menos evidente com a escolarização.
Titre en anglais
Relations between the performance in rapid naming, phonemic awareness and letter knowledge in 1st and 2nd fundamental scholar degree
Mots-clés en anglais
Language development
Reading
Writing
Resumé en anglais
The aim of this study was to describe and compare the performance of students from 1st and 2nd fundamental scholar degree in tasks of phonemic awareness, rapid naming, letter knowledge, reading and writing and to verify the association between the results from the tasks. Participated from the study 60 children aged from 5:9 to 7:5 years-old from municipal schools at Pindamonhangaba central area. Subjects did not present any complaints or difficulties related to language and learning development. Experimental tests applied were: CONFIAS-Consciência Fonológica: instrumento de avaliação sequencial, (MOOJEN et al, 2003) to test phonemic awareness; rapid naming test from CTOPP- Comprehensive Test of Phonological Processing (WAGNER, TORGESEN, and RASHOTTE, 1999), adapted to Brazilian Portuguese by ROSAL (2002) and SIMÕES (2006); letter knowledge test (CARDOSO-MARTINS, 2006); and list of words and invented words (PINHEIRO, 1994) reduced as proposed by HERRERO (2007) for reading and writing testing. Subjects were separated into two groups: GP1 (1st grade) e GP2 (2nd grade). Comparison between groups indicated better performance for GP2 at all reading and writing subtests, all phonemic awareness subtests, alphanumeric rapid naming subtests and letter knowledge. Comparison among phonemic awareness subtests demonstrated better performance in tasks when target-phoneme were in the beginning of words and worst performance at segmentation and reverse abilities. In rapid naming differences depended on the school grade. The best performance was at digits rapid naming task for both GP1 and GP2 and letter rapid naming task for GP2 while the worst performance was at letter naming task for GP1 and color naming task for GP2. Positive correlations were observed between phonological processing abilities and reading and writing tasks depending on the subtests and school grade. Results also indicated positive association among letter knowledge, phonological processing abilities and reading and writing tasks but less associated to school effects.
 
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Date de Publication
2012-09-17
 
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  • WERTZNER, H. F., e PATAH, L. K. Análise Acústica do /s/ e /S/ em Crianças com Distúrbio Fonológico. Jornal Brasileiro de Fonoaudiologia, 2001, vol. 2, nº 7, p. 169-174.
  • PATAH, L. K., e WERTZNER, H. F. Contribuições do processamento fonológico e do conhecimento de letras para a leitura e escrita. In 19o. Congresso Brasileiro e 8o. Internacional de Fonoaudiologia, São Paulo, 2011. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento., 2011. Resumo.
  • PATAH, L. K., e WERTZNER, H. F. Desempenho em tarefas de consciência fonêmica em alunos de 1º e 2º ano de escola pública fundamental. In 18o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Curitiba, 2010. Anais do 18o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia., 2010. Resumo.
  • PATAH, L. K., e WERTZNER, H. F. O conhecimento de letras em alunos de 1º e 2º ano de escola pública fundamental. In 18o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Curitiba, 2010. Anais do 18o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia., 2010. Resumo.
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