• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2016.tde-16082016-151404
Documento
Autor
Nombre completo
Maria de Lourdes Servilheira Valezi
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2016
Director
Tribunal
Grolla, Elaine Bicudo (Presidente)
Lopes, Debora Maria Befi
Lopes, Marcos Fernando
Título en portugués
Aquisição de perguntas-QU em português brasileiro em crianças com distúrbio específico de linguagem e em crianças com desenvolvimento típico
Palabras clave en portugués
Distúrbio específico de linguagem
Habilidades linguísticas deficitárias
Movimento-QU
Perguntas- QU de longa distância
Resumen en portugués
Este estudo tem por objetivo investigar o comportamento das crianças com Distúrbio Específico de Linguagem (doravante DEL) em relação à produção de uma estrutura sintática complexa, a interrogativa QU de longa distância (doravante pergunta QULD) no português brasileiro, e compará-lo ao das crianças com Desenvolvimento Típico (doravante DT). Foram coletados dados desses 2 grupos de crianças (DEL e DT) entre 5 e 11 anos de idade. Utilizou-se a metodologia de eliciação, implantada em Thornton (1990), para realizar o experimento. Foram eliciadas 16 perguntas QU LD para cada criança, sendo que 8 dessas perguntas eram com extração de sujeito (4 QU nu e 4 QU+N) e 8 com extração de objeto (4 QU nu e 4 QU+N). Os dados da produção dos 2 grupos foram comparados e observou-se que as crianças de ambos os grupos dominam a estrutura de pergunta-QU LD a partir dos 5 anos. Contudo, a produção de tal estrutura sintática pelo grupo das crianças com DEL (36,65%) mostrou-se menos frequente do que a produção do grupo com DT (89,70%), sugerindo que o grupo com DEL enfrenta dificuldades com as estruturas complexas que envolvem movimento. Considerando-se a produção das crianças com DEL, as perguntas-QU de objeto foram produzidas a taxas semelhantes às perguntas QU de sujeito (QU-que simples de sujeito com movimento-QU (44,44%) e QU simples de objeto (55,55%)) pelo grupo com DEL. A análise dos dados nos sugere que as crianças com DEL, embora apresentem dificuldades relacionadas aos movimentos sintáticos, são capazes de processar ambas as estruturas, diferentemente do que outros estudos com essa população encontrou (por exemplo, Van der Lely e Battell (2003) e Friedmman e Novogrodsky, (2011)). Curiosamente, as crianças não produziram perguntasQU com QU in situ, embora a produção de tal estrutura fosse esperada como uma estratégia de minimização de custo de processamento da informação, algo que foi encontrado em estudos anteriores (como em Corrêa e Augusto (2011)).
Título en inglés
Acquisition of WH-questions in Brazilian Portuguese by children with specific language impairment and by typically developing children
Palabras clave en inglés
Impaired linguistic abilities
Long distance WH-questions
Specific language impairment
WH-movement
Resumen en inglés
The present study investigates the behavior of children with Specific Language Impairment (SLI) when producing the complex syntactic structure of Long Distance WH- Question and compares it to the production of the same structure by Typically Developing children (TD) at the age of language acquisition in Brazilian Portuguese. Data was taken from 2 groups of children (TD and SLI) aged from 5 to 11 years old. The elicitation method, implemented by Thornton (1990), was used for the experiment. 16 WH-questions were elicited from each child, i.e., 8 with object extraction (4 WH-bare and 4 WHICH+N) and 8 with subject extraction (4 WH-bare and 4 WHICH+N). Data obtained from the 2 groups showed that TD children as well as the SLI group master the complex WH-questions at the age of 5, however, SLI children produced this syntactic structure less frequently (36,65%) than the TD group (89,70%). SLI children certainly faced difficulties in producing it. However, this group of children produced WH-questions with object extraction (55,55%) as frequently as the production of the WH-questions with subject extraction (44,44%). Data analysis suggests that SLI children are able to deal with both syntactic structures (subject and object WH-questions) the same way. SLI children did not produce WH- in situ (a syntactic structure licensed in Brazilian Portuguese).
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2016-08-16
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.