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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2015.tde-16062015-131826
Documento
Autor
Nome completo
Marcelo Costa Segreto
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Tatit, Luiz Augusto de Moraes (Presidente)
Silveira Junior, Walter Garcia da
Wisnik, Jose Miguel Soares
Título em português
A linguagem cancional do rap
Palavras-chave em português
Canção popular
Rap
Semiótica da canção
Resumo em português
Este trabalho tem como objetivo analisar o rap a partir da perspectiva teórica da semiótica da canção, abordagem desenvolvida por Luiz Tatit em seus estudos desde a década de 1980. Amparado por princípios da semiótica francesa de Greimas e Zilberberg, o autor propõe ferramentas específicas de análise e define o verdadeiro trabalho artístico do compositor popular: a formação de unidades entoativas plausíveis a partir da combinação entre uma melodia e uma letra. No processo de estabilização sonora que o canto produz em contraposição à instabilidade da fala, três procedimentos de compatibilização entre o texto linguístico e a linha melódica estão presentes: a figurativização, a tematização e a passionalização. Estudaremos a linguagem do rap a partir desses três procedimentos, observando de que modo as questões históricas e o seu papel social atual se relacionam com a sua forma estética particular.
Título em inglês
The song language of rap
Palavras-chave em inglês
Rap
Semiotics of song
Song
Resumo em inglês
This research aims to analyse the genre of rap within the theoretical framework of semiotics of songs developed by Luiz Tatit since the 1980s. Based on principles of Greimass and Zilberbergs French semiotics, Tatit proposes specific theoretical tools to analyse songs and defines the artistic work scope of popular composer: to produce a credible relation between melody and lyric. According to him, through the process of sound stabilization that is produced by chant in opposition to the instability of speech, there are three possible compatibility procedures: figurativização, tematização, and passionalização. The genre of rap has been studied considering this analytics method and its social role and historical questions in relation to its particular aesthetical structure.
 
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Data de Publicação
2015-06-16
 
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