• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2016.tde-15082016-093638
Documento
Autor
Nombre completo
Hermes Filho Leal
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2016
Director
Tribunal
Pietroforte, Antonio Vicente Seraphim (Presidente)
Beividas, Waldir
Caretta, Alvaro Antonio
Silva, Guilherme Demarchi
Tomasi, Carolina
Título en portugués
As paixões na narrativa: as teorias da narrativa e da semiótica na construção do roteiro cinematográfico
Palabras clave en portugués
Cinema
Narrativa
Roteiro cinematográfico
Semiótica
Resumen en portugués
Com base na teoria da semiótica greimasiana da narrativa e em seus desdobramentos na semiótica da paixão e tensiva, este trabalho analisa o texto do roteiro cinematográfico dos filmes Central do Brasil e Estômago com a finalidade de detectar e teorizar a alma dos personagens e estabelecer parâmetros entre as teorias do roteiro e as teorias semióticas. O objetivo é organizar uma teoria da narrativa com a inclusão do personagem como gerador dos percursos da ação que possa ser aplicada na teoria cinematográfica da análise e construção do roteiro. Este corpus teórico semiótico será utilizado com a finalidade de solucionar uma grande problemática do roteiro, que é a dificuldade de adentrar nas camadas mais profundas da narrativa e dos personagens, considerada uma área nebulosa e impenetrável. Ao nos concentrarmos na análise e evolução da narrativa no interior da semiótica das paixões e tensivas, propomos demonstrar como alcançar esse nível profundo examinando a passionalidade dos personagens através de seus estados patêmicos de alma.
Título en inglés
The passions in the narrative: the theories of narrative and semiotcs in building the screebplay
Palabras clave en inglés
Cinema
Narrative
Screenplay
Semiotics
Resumen en inglés
Based on the greimasian semiotic theory of narrative and its consequences in the semiotics of passion and the tensive semiotics, this thesis analyzes the text of the script of the movies "Central do Brasil" and "Estômago" for the purpose of detecting and theorizing on the soul of the characters and of establishing parameters between the theories of the script and the semiotic theories. The goal is to organize a theory of the narrative with the inclusion of the character as the generator of the action pathways that can be applied in the film theory of the analysis and construction of the script. This semiotic theoretical corpus will be used in order to solve a big problematic of the script, which is the difficulty to enter the deeper layers of the narrative and of the characters, an area which is considered hazy and impenetrable. Since the focus is the analysis and development of the narrative within the semiotics of passions and the tensive semiotics, we propose to demonstrate how to achieve this deep level, by examining the passionateness of the characters through their pathemic states of soul.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2016-08-15
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.