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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2011.tde-15062011-090428
Document
Auteur
Nom complet
Bruna Seixas Lima
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2010
Directeur
Jury
Lopes, Marcos Fernando (Président)
Cruz, Fernanda Miranda da
Pinto, Rosana do Carmo Novaes
Titre en portugais
Afasia e linguagem figurada: o acesso lexical dentro de contextos metafóricos
Mots-clés en portugais
Afasia
Léxico
Linguistica
Metáfora
Semântica
Resumé en portugais
Esta pesquisa traz a análise de fenômenos linguísticos extraídos de entrevistas realizadas com seis sujeitos afásicos com diferentes graus de dificuldade de acesso lexical. Observamos a habilidade desses sujeitos em produzir e compreender nomes de animais utilizados em contexto não-literal. Desenvolvemos uma entrevista para determinar se os sujeitos em questão apresentavam dificuldade para acessar os nomes de animais escolhidos. Numa primeira etapa, os sujeitos tiveram de nomeá-los e descrevê-los e, posteriormente, utilizá-los dentro de um contexto provido pela entrevistadora. A hipótese é que possa haver diferença entre a habilidade do sujeito para produzir e compreender nomes de animais dependendo do contexto apresentado. Duas perspectivas de análise diferentes são apresentadas aqui: primeiro, temos as teorias baseadas em correlatos biológicos da linguagem e, em segundo, a teoria linguística de Roman Jakobson sobre o processamento da linguagem e a sua divisão em dois eixos principais, a metáfora e a metonímia (habilidades de abstração baseadas na similaridade e na contiguidade, respectivamente). Alguns sujeitos apresentam dificuldade para produzir formas de palavras no seu sentido literal, mas o mesmo não acontece quando as mesmas palavras são produzidas no seu sentido não-literal, sugerindo que nesses sujeitos o sistema semântico-lexical pode estar mais preservado do que se imagina, sendo que o tipo de entrada ou saída dessas formas lexicais pode ser o elemento prejudicado. A análise das entrevistas realizadas revela que a compreensão dessas mesmas metáforas foi uma tarefa mais laboriosa para os sujeitos, o que reforça nossa hipótese, uma vez que durante a tarefa de compreensão das metáforas os sujeitos não foram providos do contexto dado na tarefa de produção.
Titre en anglais
Aphasia and figurative language: the lexical access in metaphoric contexts
Mots-clés en anglais
Aphasia
Lexicon
Linguistics
Metaphor
Semantic
Resumé en anglais
This research proposes the analysis of language phenomena taken from interviews made with six aphasic subjects presenting different degrees of lexical access deficits. The focus of this paper is the observation of the ability of these subjects to produce and comprehend names of animals used in a metaphorical context. We developed an interview in order to determine whether the subjects presented problems to access the chosen names of animals. In the first part of the interview, the subjects were asked to name and describe the animal pictures presented and, aftermost, they had to produce and comprehend those names in the context provided by the interviewer. Two distinct perspectives are presented in this paper: first, we have theories based on biological correlates of language, and in second, the linguistic theory by Roman Jakobson about the processing of language and its division in two main axis: metaphor and metonymy (modes of relation based on similarity and contiguity, respectively). Some subjects present distress to produce word forms in their literal meaning, whereas the same does not occur when those words are used in their nonliteral meaning. This suggests that these subjects present a better preservation of the semantic-lexical system than expected, and the only affected element can be the type of input or output of the lexical form. We can see in the interviews presented here that the comprehension of the mentioned metaphors was a more laborious task for the subjects, which reinforces our hypothesis, once during the comprehension part of the interview, the subjects were not provided with the context given previously, in the production task.
 
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Date de Publication
2011-06-15
 
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