• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2016.tde-12122016-122058
Documento
Autor
Nombre completo
Valéria Aparecida Nalin
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2016
Director
Tribunal
Altman, Maria Cristina Fernandes Salles (Presidente)
Martins, José Batista Dal Farra
Petter, Margarida Maria Taddoni
Título en portugués
Os atos diretivos nas peças psicológicas de Nelson Rodrigues
Palabras clave en portugués
Atuação
Dramaturgia
Dtos de fala diretivos
Interações
Pragmática
Resumen en portugués
Nesta dissertação observamos como atos de fala da classe dos diretivos se comportam em situações interacionais presentes em dois textos dramatúrgicos de Nelson Rodrigues, A Mulher sem Pecado (1993 [1941]) e Anti-Nelson Rodrigues (1993 [1973]) e quais as condições de felicidade foram necessárias para haver estas ocorrências. Como aporte teórico, utilizamos a Teoria dos Atos de Fala de John Searle (1981 [1969] e 2002 [1979]), usando, para tal, as condições de felicidade propostas em sua obra Os actos de fala (1981 [1969]) e as taxinomias apresentadas em seu segundo livro sobre a teoria, Expressão e Significado (2002 [1979]). Amparamos também nossa pesquisa nos estudos de Catherine Kerbrat-Orecchioni (1990; 1992; 1994 e 2006) no concernente aos processos interacionais, necessários para este trabalho. Nas interações analisadas, observamos o estabelecimento de tensões psicológicas cuja ocorrência se deu através da realização de atos de fala da classe dos diretivos (cf. Searle 2002 [1979]), atos estes, responsáveis pelo jogo de forças hierárquicas entre os interactantes que buscaram ocupar o posição alta da interação, como vemos nos Capítulos III e IV desta pesquisa. Os resultados obtidos foram satisfatórios, pois o autor apresenta marcas linguísticas enunciativas importantes em seus textos dramatúrgicos, deixando pistas relevantes para os atores quando de suas enunciações enunciadas e abre novos caminhos rumo à outras pesquisas acerca da verossimilhança enunciativa dos atuantes das artes cênicas, bem como proporciona aos estudos pragmáticos um novo campo de observações de fenômenos linguístico-enunciativo.
Título en inglés
Acts directives into the psychological plays of Nelson Rodrigues
Palabras clave en inglés
Acting
Dramaturgy
Interactions
Pragmatic
Speech acts directors
Resumen en inglés
In this dissertation we observe how speech acts of the class of directors behave in interactional present situations in two dramaturgical texts of Nelson Rodrigues, The Woman without Sin (1993 [1941]) and Anti-Nelson Rodrigues (1993 [1973]) and the which conditions of happiness were required to occur on these events. As a theoretical framework we use the Theory of Speech Acts by John Searle (1981 [1969] and 2002 [1979]), using, for such happiness proposed conditions in his work The speech acts (1981 [1969]) and taxonomies presented in his second book on the theory, Expression and Meaning (2002 [1979]). also we admit on our research Catherine Kerbrat-Orecchioni's studies(1990, 1992, 1994 and 2006) regarding the interaction processes, that are needed for this paper. In the analyzed interactions, we observe the establishment of psychological tensions occurred by performing speech acts of the governing class (cf. Searle 2002 [1979]), these acts, responsible for the set of hierarchical power between interactants who sought to occupy the high position of the interaction, as we see in Chapters III and IV of this research. The results achieved were satisfactory, because the author presents important enunciative linguistic marks on their dramaturgical texts and left relevant clues for the actors when they set enunciations enuciated and open new ways towards other researches on the enunciative verisimilitude of active performing arts, as well as it provides to pragmatic studies a new field observations of enunciative linguistic phenomena.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2016-12-12
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.