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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2007.tde-12112007-144701
Documento
Autor
Nome completo
Elisabete Giusti
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2007
Orientador
Banca examinadora
Lopes, Debora Maria Befi (Presidente)
Andrade, Claudia Regina Furquim de
Fernandes, Fernanda Dreux Miranda
Giacheti, Célia Maria
Limongi, Suelly Cecilia Olivan
Título em português
Performance de crianças falantes do português brasileiro no 'Test of early language development' (TELD-3)
Palavras-chave em português
Avaliação
Fonoaudiologia
Linguagem infantil
Testes de linguagem
Tradução (processo)
Resumo em português
Diversos procedimentos são indicados para avaliar o desenvolvimento da linguagem na infância. Apesar da diversidade encontrada, pesquisadores da área são unânimes em afirmar a necessidade de usar testes formais e objetivos. No Brasil, faltam testes para esta finalidade. O objetivo geral desta Tese foi verificar a performance de crianças típicas falantes do Português Brasileiro no Test of Early Language Development - 3 (TELD-3, de Hresko, Reid e Hammill, 1999). Participaram deste estudo 120 crianças, com faixa etária entre 2:00 anos a 7:11 anos, sendo 20 sujeitos por faixa etária (10 do sexo masculino e 10 do sexo feminino). Esta tese foi dividida em três estudos. No Estudo I foi apresentada a tradução do TELD-3 para o Português Brasileiro e os resultados obtidos indicaram que os procedimentos adotados na tradução do teste mantiveram sua equivalência com a versão original, indicando que não houve mudanças significativas no conteúdo e formato do teste, aspecto importante em pesquisas deste tipo. No Estudo II foi analisada a performance dos sujeitos típicos falantes do Português Brasileiro no teste. Os resultados indicaram que a performance foi compatível com a média esperada para todas as faixas etárias, exceto para o grupo de sujeitos de 5 e 6 anos, no subteste expressivo da forma B, que foram classificados como "abaixo da média". Além disso, observou-se que as formas A e B do teste não foram equivalentes para todas as faixas etárias e houve um aumento nos valores dos escores brutos com o aumento da idade cronológica. No Estudo III foi realizada uma análise comparativa entre a performance dos sujeitos falantes do Português (Brasil) e os sujeitos falantes do Inglês (EUA) no referido Teste. Os resultados indicaram que a performance dos dois grupos de sujeitos foi equivalente para a idade até 4:11 anos. Os sujeitos de 5, 6 e 7 anos, falantes do Português obtiveram pontuação mais alta no subteste receptivo da Forma A do teste e o no subteste expressivo da Forma B, os sujeitos de 5 e 6 anos obtiveram pontuação mais baixa do que os sujeitos falantes do Inglês. Como conclusão, os resultados dos estudos apresentados, parecem indicar que a versão traduzida para o Português Brasileiro do TELD-3 mostrou-se sensível para caracterizar a performance de linguagem da população estudada. Futuras pesquisas relacionadas à sensibilidade e especificidade do teste são necessárias.
Título em inglês
Performance of Brazilian Portuguese-speaking children in the Test of Early Language Development - (TELD-3)
Palavras-chave em inglês
Child language
Evaluation
Language tests
Speech/Language and hearing Sciences
Translating
Resumo em inglês
Many procedures are indicated to assess language development during childhood. Besides the diversity found, researchers of the area are unanimous in affirming the need to use formal and objective tests. In Brazil, there's a lack of tests with this proposal. The main objective of this thesis was to verify the performance of typical Brazilian Portuguese-speaking children at the Test of Early Language Development-3 (TELD-3, Hresko, Reid and Hammill, 1999). Participated in this study 120 children, with ages between 2:0 and 7:11 years, distributed in age groups of 20 subjects each (10 male and 10 female). The thesis was divided in three studies. In Study I the Brazilian Portuguese translation of the TELD-3 was presented and the results obtained showed that the adopted procedures during the translation of the aforementioned test kept its equivalence with the original version, indicating no significant changes in content and format of the test, an important aspect for researches of this type. In Study II the performance of typical Brazilian Portuguesespeaking subjects on the test was analyzed. Results showed that the performance was compatible with the expected mean in all age groups, except for the five- and six-year-old subjects on the expressive subtest of the Form B, that were classified as "below mean". Besides, it was observed that the Forms A and B of the test were not equivalent among all age groups and there was an increase in the rough score values with the increase of chronological age. In Study III it was carried out a comparative analysis between the performances of English-speaking (USA) and Portuguese-speaking (Brazil) subjects in the aforementioned test. Results indicated that the groups had equivalent performances until the age of 4:11 years. Five-, sixand seven-year-old Portuguese-speaking subjects had higher scores on the receptive subtest of the Form A and on the expressive subtest of the Form B, and five- and six-year-olds had lower general scores than English-speaking subjects. As a conclusion, the results of the presented studies, taken together, seem to indicate that the Brazilian Portuguese version of the TELD-3 is sensitive to characterize the language performance of the studied population. Further researches are necessary regarding the sensitivity and specificity of the test.
 
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Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2007-12-12
 
AVISO: O material descrito abaixo refere-se a trabalhos decorrentes desta tese ou dissertação. O conteúdo desses trabalhos é de inteira responsabilidade do autor da tese ou dissertação.
  • GIUSTI, Elisabete, and Befi-Lopes, Débora Maria. Performance de sujeitos falantes do Português e do Inglês no Test of Early Language Development [doi:10.1590/S0104-56872008000100003]. Pró-Fono [online], 2008, vol. 20, p. 13-18.
  • GIUSTI, Elisabete, and Befi-Lopes, Débora Maria. Tradução e adaptação transcultural de instrumentos estrangeiros para o Português Brasileiro (PB) [doi:10.1590/S0104-56872008000300012]. Pró-Fono [online], 2008, vol. 20, p. 207-210.
  • Befi-Lopes, Débora Maria, et al. Usefulness of the Test of Early Language Development to detect children with language disorders. In 28th World Congress of the International Association of Logopedics and Phoniacs, Atenas, 2010. IALP Proceedings., 2010. Resumo.
  • BEFI-LOPES, Debora Maria, e GIUSTI, Elisabete. Análise da sensiblidade do Test of Early Language Development (TELD-3) em crianças com Distúrbio Específico de Linguagem. In 17o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e 1o Congresso Ibero-Americano de Fonoaudiologia, Salvador, 2009. Suplemento especial de Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia., 2009. Resumo.
  • BEFI-LOPES, Debora Maria, e GIUSTI, Elisabete. Análise do Test of Early Language Development (TELD-3) para caracterizar a performance de linguagem em crianças falantes do Português Brasileiro. In XV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e VII Congresso Internacional de Fonoaudiologia, Gramado, 2007. Suplemento Especial da Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia., 2007. Resumo.
  • GIUSTI, Elisabete, e Befi-Lopes, Debora M. Analysis of the performance of Brazilian Portuguese-Speaking children on the Test of Early Language Development (TELD-3). In 4º Simpósio Avanços em Pesquisas Médicas, São Paulo, 2010. Revista de Ciências Médicas da Universidade de Caxias do Sul e da Associação Médica de Caxias do Sul.São Paulo, 2010. Resumo.
  • GIUSTI, Elisabete, e BEFI-LOPES, Debora Maria. Characterizing the linguistic profile of Portuguese-speaking children on the TELD-3. In The Annual ASHA Convention, Philadelphia, 2010. Annals., 2010. Resumo.
  • GIUSTI, Elisabete, e Befi-Lopes, Debora Maria. Habilidades de linguagem receptiva e expressiva em pré-escolares. In 18º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Curitiba, 2010. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento., 2010. Resumo. Dispon?vel em: http://www.sbfa.org.br/portal/suplementorsbfa.
  • GIUSTI, Elisabete, e BEFI-LOPES, Debora Maria. Proposta de tradução e adaptação do Test of Early Language Development (TELD-3) em crianças falantes do Português Brasileiro. In 2º Simpósio Luso-Brasileiro de Terapia da Fala - Audiofonologia após Bolonha, Porto, 2005. 2º Simpósio Luso-Brasileiro de Terapia da Fala - Audiofonologia após Bolonha - resumo de posters., 2005. Resumo.
  • GIUSTI, Elisabete, e BEFI-LOPES, Debora Maria. Translation and application of TELD-3 of early language development in Brazilian Portuguese speakers children. In 2nd International Composium of IALP, São Paulo, 2007. Abstract Book - 2nd International Composium of IALP., 2007. Resumo.
  • BEFI-LOPES, Debora Maria, e GIUSTI, Elisabete. Plano Terapêutico Fonoaudiológico para reabilitação fonológica no distúrbio específico de linguagem. In Pró-Fono. Planos Terapêuticos Fonoaudiológicos. Organizador. Barueri : Pró-Fono, 2012{Volume}, p. 89-96.http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-12112007-144701/
  • Prêmio Excelência em Fonoaudiologia - Análise do Test of Early Language Development (TELD-3) para caracterizar a performance de linguagem em crianças falantes do Português Brasileiro - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
  • Prêmio Helena Antipoff do XX Congresso Nacional da ABENEPI para o trabalho: Performance de criançcas falantes do português brasileirono Test of Early Development (TELD-3) - ABENEPI
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