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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.8.2014.tde-09122014-171140
Documento
Autor
Nome completo
Saulo Nogueira Schwartzmann
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Lopes, Ivã Carlos (Presidente)
Pinheiro, Olimpio Jose
Tatit, Luiz Augusto de Moraes
Título em português
Semiótica da composição pictural: o jogo tensivo entre o figurativo e o plástico na Série das Ligas de Wesley Duke Lee
Palavras-chave em português
Artes plásticas
Enunciação
Erotismo
Estética
Pintura
Semiótica tensiva
Resumo em português
Esta dissertação tem como objeto a Série das ligas, de Wesley Duke Lee, e a examina do ponto de vista da semiótica tensiva. Seu objetivo principal é verificar como se dão as operações no plano da expressão cuja semiótica se apoia nas articulações entre as ocorrências concretas (substâncias) e os sistemas de posições vazias, as estruturas; nesse sistema de estrutura, essas ocorrências assumem valores, ora de esvaziamento, ora de preenchimento. O jogo entre um e outro ocorre em um contínuo tensivo que oscila entre uma configuração mais plástica e outra mais figurativa, o que nos permite depreender um andamento mais acelerado ou mais desacelerado a depender das escolhas enunciativas. Inicialmente, abordamos a abstração e a figurativização nas artes plásticas, contemplando objetividade e subjetividade. Em seguida tratamos do erotismo, da modalização bem como da enunciação e do programa semiótico do erotismo. Ainda no desenvolvimento ocupamo-nos das escolhas enunciativas de expressão e conteúdo focalizando, inteligível e sensível na pintura e, particularmente, na obra de Duke Lee. Focalizamos também coerções artísticas de estilo e de gênero, assim como os efeitos de linha e cor entre desenho e pintura. Foi ainda objeto de exame a semiose das linhas, em que tratamos de sua tonicidade. Finalmente cuidamos de operações da substância da expressão e de seus efeitos na linguagem plástica. O que nos levou a considerar a relação de contraste e valores bem como a relação sintáxica na Série das ligas. Fecha a dissertação um conjunto de observações, entre as quais se destaca a de que o artista elege elementos expressivos que se orientam de valores mais extensos a mais intensos, sugerindo o alcance da liberdade das coerções miméticas das figuras do universo erótico para atingir operações das substâncias em forma
Título em inglês
Pictural Compositions Semiotics: the tensive game between the plastic and the figurative in the series of Wesley Duke Lees leagues
Palavras-chave em inglês
Aesthetics
Enunciation
Eroticism
Painting
Tensive semiotics
Visual arts
Resumo em inglês
This dissertation aims Wesley Duke Lees Série das ligas, examining it from a tensive semiotics point of view. The main goal is to verify how operations occur on expression foreground where semiotics rests on articulations between concrete occurrences (substances) and the hollow systems positions, the structures; on this structure system, this occurrences assume values, either of emptiness or filling. The play between one and other occurs in continuous tensive which varies between a more plastic configuration and a more figurative one, what allows an either more accelerated or more decelerated progress depending on enunciative choices. Initially, abstraction and figurativization on plastic arts were contemplated with objectivity and subjectivity. Hereupon, erotism modalization, enunciation and the semiotic program of erotism were explored. Throughout development, expression enunciative choices and content were focused, aiming the intelligible and the sensitive in painting and, particularly, in Duke Lees work. Stile and gender artistic coercions were focused, as well as line and color effects among drawings and paintings. Other object of study was the semiosis of lines in which its tonicity was prospected. Finally, the substance of expression operations and its effects on plastic language were explored. That brought contrast and value into consideration as well as the sintaxic relation on Série das ligas. Towards the end, a combination of observations were made, among which we highlight that the artist selects value oriented expressive elements that are more or less extensive, suggesting the freedom of reach of the figure mimetic coercions of the erotic universe, to achieve substance operations in form
 
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Data de Publicação
2014-12-09
 
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