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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2016.tde-09052016-125819
Documento
Autor
Nome completo
Alpha Condeixa Simonetti
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Beividas, Waldir (Presidente)
Lopes, Ivã Carlos
Mancini, Renata Ciampone
Portela, Jean Cristtus
Tatit, Luiz Augusto de Moraes
Título em português
Distâncias e vínculos: a linguagem gestual no teatro do grupo Lume segundo uma abordagem semiótica
Palavras-chave em português
Aspectualização
Ator
Corporeidade
Discurso
Tensividade
Resumo em português
Fundamentado em modelos de análise produzidos pela semiótica greimasiana, este estudo da gestualidade sob o domínio teatral observa diferentes usos da expressão corporal, apresentados de maneira independente da manifestação verbal ou em simultaneidade. Nosso ponto de partida metodológico vem a ser a classificação das dimensões da comunicação gestual proposta por Algirdas Julien Greimas em "Condições para uma semiótica do mundo natural (1970). Considerando as dimensões gestuais atributiva, dêitica, modal e mimética, contemplamos o plano do conteúdo organizado em níveis e patamares que descrevem e explicam os processos de significação, a partir do percurso gerativo do sentido. A fim de destacar a aplicabilidade das categorias, por meio das quais a gestualidade se define enquanto objeto semiótico, procedemos às análises de trechos selecionados de espetáculos teatrais, de acordo com os níveis discursivo, sêmio-narrativo e profundo ou, de maneira correlata, com o patamar missivo que, por sua vez, nos insere na tensividade, mote para os desenvolvimentos atuais da teoria. Nesse sentido, as espacialidades tensivas merecem ser evidenciadas, conforme a circulação das aberturas e dos fechamentos corporais é associada aos paradigmas da coerência e da consistência, necessários ao desvelamento da pessoa em seu espaço da significação. Nosso objeto de estudo se constitui em três espetáculos: Cravo, Lírio e Rosa (1996), Café com Queijo (1999) e Kelbilim, o cão da divindade (1998). Com essas montagens, o grupo Lume de Campinas desenvolve respectivamente três eixos no trabalho do ator: o corpo cômico, a mimese corpórea e a dança pessoal.
Título em inglês
Distances and connections: the gestural language in the theater of Lume group according to a semiotic approach
Palavras-chave em inglês
Actor
Aspectualization
Corporeality
Discourse
Tensivity
Resumo em inglês
Based on the analytical model produced by Greimasian semiotics, this study of gestures in the theatrical domain looks at different uses of body language, presented independently of verbal manifestation or simultaneously. Our methodological starting point is the classification of the gestural communication dimensions proposed by Algirdas Julien Greimas in "Condições para uma semiótica do mundo natural (1970). Taking into account the attributive, the deictic, the modal and the mimetic gestural dimensions, we contemplate the plan of content organized into levels and scales, which describe and explain the processes of meaning effects, from the generative path of meaning. In order to highlight the applicability of the categories, through which the gesture is defined as semiotic object, we proceed to the analysis of selected excerpts from theatrical performances, according to the discursive, semio-narrative and fundamental levels or, in a correlative way, to the missive level which, in its turn, inserts us in the tensivity, motto to the current developments of the theory. In this sense, the tensive spatialities deserve to be highlighted according to the circulation of body openings and closings, which is associated with the paradigms of coherence and consistency, necessary for the persons unveiling in its place of meaning production. Our study object is constituted by three plays: Cravo, Lírio e Rosa (1996), Café com Queijo (1999) and Kelbilim, o cão da divindade (1998). With them, Lume group from Campinas develops three axes in the actors work, respectively: the comic body, the bodily mimesis and the personal dance.
 
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Data de Publicação
2016-05-09
 
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