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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2013.tde-08112013-104910
Documento
Autor
Nombre completo
Karina Gomes Bertolino
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2013
Director
Tribunal
Grolla, Elaine Bicudo (Presidente)
Lopes, Ruth Elisabeth Vasconcellos
Negrão, Esmeralda Vailati
Título en portugués
Restrições sobre a interpretação da proforma ele com antecedente local do Português Brasileiro: um estudo experiemental
Palabras clave en portugués
Aquisição da linguagem
Aquisição de pronomes
Ele
Princípio B
Pronomes
Teoria da ligação
Resumen en portugués
O objetivo desta dissertação é discutir casos em que a forma ele do português brasileiro (PB) pode aparecer localmente ligada. Dois experimentos foram conduzidos: no Experimento I, falantes nativos adultos de PB e crianças adquirindo essa língua recusaram a leitura localmente ligada do ele quando este era objeto direto de um verbo. No Experimento II, por outro lado, adultos e crianças aceitaram a ligação local do ele quando a forma era complemento de uma preposição. Observou-se também uma associação entre a aceitabilidade da ligação local do ele dentro de PPs e a natureza semântica do predicado: diante predicados de reflexividade improvável, adultos e crianças permitiram a ligação local do ele significativamente mais em predicados de reflexividade provável do que improvável. Baseando-me em Hornstein (2001), assumo que o pronome ele ligado é um elemento que é inserido como último recurso nos contextos preposicionais, dada a impossibilidade de movimento para fora de PPs no PB.
Título en inglés
Restrictions on the interpretation of the form "ele" with antecedent of the Brazilian Portuguese: an experimental study
Palabras clave en inglés
Acquisition of pronouns
Binding theory
Ele
Language acquisition
Principle B
Pronouns
Resumen en inglés
This dissertation aims to discuss cases in which the form ele in Brazilian Portuguese (BP) can be locally bound. Two experiments were conducted: in the first one, adult speakers of BP and children acquiring this language refused the locally bound reading of ele when it was the direct object of a verb. On the other hand, in the second experiment, adults and children allowed the locally bound reading of ele when it was inside a PP. We noted an association between the acceptability of the bound reading of ele and the semantic nature of the predicate: the children and adults tested allowed local binding of ele significantly more often with probable reflexive verbs, than with improbable ones. Following Hornstein (2001), I assume that the bound pronoun ele is an elsewhere element that is inserted in prepositional contexts, due to the absence of preposition stranding in BP.
 
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Fecha de Publicación
2013-11-08
 
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