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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.8.2012.tde-08112012-110808
Documento
Autor
Nome completo
Cleyton Vieira Fernandes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Pietroforte, Antonio Vicente Seraphim (Presidente)
Dietrich, Peter
Lopes, Ivã Carlos
Título em português
Semiótica e construção do sentido no discurso musical: propostas teóricas e aplicações
Palavras-chave em português
Discurso
Linguagem
Música
Semiótica
Sentido
Resumo em português
O pesquisador que opta pela Semiótica de linha francesa para o desenvolvimento de seu projeto acadêmico, lança sua âncora nos estudos da linguagem humana e encontra um arcabouço teórico inaugurado por Saussure no Curso de Linguística Geral (Saussure, 1997). Partindo desta base teórica, discutiremos a pertinência da aplicação dos princípios da Teoria Semiótica, também chamada greimasiana, na análise do discurso musical. Num primeiro momento, apresentaremos um modelo de apreensão do objeto estético a partir de elementos extraídos da obra Da imperfeição, onde Greimas discute o Acontecimento Estésico. Em seguida, proporemos algumas formas distintas de discretizar e sistematizar o discurso musical, debatendo algumas das tomadas de posição entre os semioticistas da Música. Vencidas tais etapas, aplicaremos aos parâmetros das Alturas, Intervalos Simultâneos e Timbre, alguns conceitos extraídos, sobretudo, da Semiótica Tensiva, conforme as propostas de Claude Zilberberg. Finalmente, por meio da análise de dois importantes movimentos na história do Jazz, o Swing e o Bebop, traremos algumas formulações sobre o conceito de Cena Enunciativa e sua implicação na construção do sentido do discurso musical.
Título em inglês
Semiotics and the construction of meaning in musical discourse: theoretical proposals and applications
Palavras-chave em inglês
Discourse
Language
Music
Semiotics
Sense
Resumo em inglês
The researcher who opts for the French Semiotics to develop their academic project casts his anchor in the study of the human language and finds the theoretical framework inaugurated by Saussure in the Curso de Linguística Geral (Saussure, 1997). From this theoretical basis, we discuss the relevance of the principles of the Semiotic Theory, also called greimasien, in the analysis of musical discourse. At first, we present a model of aesthetic apprehension of the object based on elements from the work Da Imperfeição, when Greimas discusses the Event Aesthesic. Then, we propose some different ways to discretize and systematize the musical discourse, debating some of the positions among music semioticians. After these steps, we will apply to the parameters of Heights, Simultaneous Intervals and Timbre, some concepts extracted especially from Tensive Semiotics, according to Claude Zilberberg proposals. Finally, by means of the analysis of two important movements in the history of Jazz, Swing and Bebop, we will bring some of the formulations on the concept of Enunciative Scene and its implication in the senses construction of musical discourse.
 
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Data de Publicação
2012-11-08
 
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