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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.8.2014.tde-02062015-165108
Documento
Autor
Nome completo
Cleyton Vieira Fernandes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Pietroforte, Antonio Vicente Seraphim (Presidente)
Dietrich, Peter
Leite, Ricardo Lopes
Lopes, Ivã Carlos
Tomasi, Carolina
Título em português
Semiótica musical: princípios teóricos e aplicações sobre o discurso musical, sua produção e recepção
Palavras-chave em português
Análise musical
Enunciação
Fato musical
Modelo tripartite
Semiótica musical
Resumo em português
A semiótica, precisamente esta de cunho estruturalista da qual tratamos, propõe-se a compreender como o sentido se organiza em objetos dos mais variados modos de manifestação: verbal, visual, cinematográfico, musical entre outros. Nesta tese, propomos a sistematização de princípios semióticos capazes de dar conta do fato musical, termo cunhado pelo semioticista Jean Molino e amplamente divulgado por Jean-Jacques Nattiez. Para tanto, valemo-nos da semiótica de Greimas e de seus seguidores, procurando estabelecer uma interlocução com as correntes da análise musical que buscam a compreensão das estruturas discursivas e de seu sentido através da noção de linguagem conforme propõe Saussure.
Título em inglês
Musical Semiotics: theoretic principles e application on musical speech, your production and reception
Palavras-chave em inglês
Enunciation
Musical analysis
Musical fact
Musical semiotics
Tripartite model
Resumo em inglês
The structuralist semiotics, precisely this which we treat, aims at understanding how the meaning is organized in objects of various modes of expression: verbal, visual, cinematographic, musical and others. In this thesis, we propose a system of semiotic principles which are able to analyze the musical fact, a term established by the semiotician Jean Molino and widely spread by Jean-Jacques Nattiez. In order to do it, we make use of the semiotics of Greimas and his followers, trying to establish a dialogue with the currents of musical analysis seeking to understand the discursive structures and meaning through the notion of language as proposed by Saussure.
 
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Data de Publicação
2015-06-02
 
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