• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2009.tde-01092009-113954
Documento
Autor
Nome completo
Rita de Cássia Antonia Nespoli Ramos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Campos, Norma Discini de (Presidente)
Mosca, Lineide do Lago Salvador
Possenti, Sirio
Título em português
As relações entre Éthos e Páthos em redações de vestibulandos
Palavras-chave em português
Éthos
Gênero
Páthos
Redação
Semiótica
Resumo em português
Essa dissertação procura efetuar a descrição das vozes que atravessam a redação de vestibular, tais como: a do aluno; a do sujeito que formulou a proposta; a da sociedade. Dessa forma, procura-se depreender a imagem do enunciador de redações de vestibular, como um sujeito dialógico, isto é, um sujeito que constrói, de si e para si, a imagem daquele que enfrenta enunciativamente determinada situação de confronto, específica e pontual de avaliação, respondendo a outro. Para tanto, serão descritos os mecanismos de construção do sentido do enunciado da proposta do vestibular cotejado, para que se entendam valores institucionais que constituem uma cena enunciativa para o vestibulando, ou seja, a cena instituída como desafio pelo enunciador da prova institucional. Concomitante à descrição da voz institucional, será examinado o enunciado da totalidade do aluno recortada para o estudo. A orientação metodológica oferecida pela semiótica adotada levará à descrição do enunciador das redações de vestibular como um éthos, isto é, um ator da enunciação identificado por meio de um modo recorrente de dizer, que remete a um modo próprio de ser: o sujeito que produz enunciados em situação de avaliação para ser admitido pela própria instituição considerada.
Título em inglês
Relations between Éthos and Páthos in compositions of college entrance exam
Palavras-chave em inglês
Composition
Éthos
Genre
Páthos
Semiotics
Resumo em inglês
This dissertation intends to effectuate a description of the voices which interpose the college entrance exam composition, such as: the students; the subjects, who formulated the proposal; the societys. In this way, it seeks to infer the college entrance exam composition enunciators image as a dialogical subject, this is, a subject that builds, from and for himself, ones image who expositively faces a determine, specific and assessment grading confrontation situation, answering to other. For this, the construction mechanisms of the enunciate meaning of the confronted college entrance exam proposal will be described, in order to understand the institutional values which constitute a enunciative scene for the one who is going to take the exam, in other words, a established scene as challenge by the institutional test. Concomitant the institutional voice description, the enunciate of the students totality will be examined for the study. The methodological orientation offered semiotics will lead to a description of the enunciatiors compostion as an ethos, this is, an enunciation agent identified by a recurrent way of saying that refers to a self way of being: the subject who produces enunciates in an assessment situation to be admitted by the considered institution.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2009-09-01
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.