• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2013.tde-30102013-112053
Document
Auteur
Nom complet
Carolinne Mendes da Silva
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2013
Directeur
Jury
Cardoso, Mauricio (Président)
Alambert Junior, Francisco Cabral
Xavier, Ismail Norberto
Titre en portugais
O negro no cinema brasileiro: uma análise fílmica de Rio, zona norte (Nelson Pereira dos Santos, 1957) e A Grande Cidade (Carlos Diegues, 1966)
Mots-clés en portugais
Cinema brasileiro
Cinema novo
Cultura popular
Negro
Resumé en portugais
Esta dissertação visa discutir a representação do negro em dois filmes brasileiros: Rio, Zona Norte (Nelson Pereira dos Santos, 1957) e A Grande Cidade (Carlos Diegues, 1966). Objetiva-se compreender de que modo estas narrativas fílmicas definem o lugar dos personagens negros e conjugam certas relações sociais na estrutura dramática. Nos dois filmes, a presença de personagens negros no espaço urbano do Rio de Janeiro é elemento constitutivo da diegese e revela a disposição dos diretores em abordar o tema racial, num contexto de ampliação do debate sobre a cultura brasileira, especialmente, a cultura popular. Demonstramos que a problemática racial está presente nos filmes citados, ainda que não formulada em um discurso verbal. Assim, em cada um deles, a representação do negro se articula com uma representação do popular, de forma diferente. Em Rio, Zona Norte, a incorporação do negro já demonstra tensões em uma reflexão sobre o engajamento nacionalpopular. Em A Grande Cidade estas tensões são exacerbadas em uma reflexão sobre a crise daquele engajamento.
Titre en anglais
The black in Brazilian cinema: an film analysis of Rio, Zona Norte (Nelson Pereira dos Santos, 1957) and A Grande Cidade (Carlos Diegues, 1966)
Mots-clés en anglais
Black
Brazilian cinema
Cinema novo
Popular culture
Resumé en anglais
This work discuss the representation of black Brazilians in two films: Rio, Zona Norte (Nelson Pereira dos Santos, 1957) and A Grande Cidade (Carlos Diegues, 1966). The objective is to understand how these filmic narratives define the place of black characters and combine social relations in dramatic structure. In both, the presence of black characters in urban areas of Rio de Janeiro is a element of the narrative and reveals the will of the directors to discuss the theme race in the context of the debate about Brazilian culture, especially the popular culture. We demonstrate that the racial problem is present in the films cited, though it isnt couched in verbal discourse. Thus, in each of them, the black representation is linked to a representation of popular, differently. In Rio, Zona Norte, the incorporation of the black already shows tensions in the reflection on the national popular engagement. In A Grande Cidade these tensions are exacerbated in a reflection on the crisis of that engagement.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2013-10-30
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.