• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2019.tde-30092019-171025
Document
Auteur
Nom complet
Fábio Takao Masuda
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2019
Directeur
Jury
Vasconcelos, Jose Antonio (Président)
Almeida, Rogério de
Giacoia Junior, Oswaldo
Palmeira, Miguel Soares
Titre en portugais
Os labirintos da história em Blow-up: uma metáfora epistemológica da filosofia de Nietzsche
Mots-clés en portugais
Blow-up
Nietzsche
Teoria da história
Resumé en portugais
O filme Blow-up desloca os seus espectadores para uma situação de aporia: nossos sentidos são capazes de apreender o real tal como ele é, ou, pelo contrário, falseiam a realidade? O nosso conhecimento do mundo possibilita somente uma percepção limitada e carregada de valores? Este relativismo acompanhou o debate acerca da epistemologia e as ciências ao longo do tempo e passou por um afunilamento agudo na contemporaneidade. Para lançar luz sobre o tema, Nietzsche é um autor privilegiado e incontornável no sentido de elaborar uma perspectiva a respeito do conhecimento histórico. Ao mesmo tempo, Blow-up é uma metáfora epistemológica da filosofia nietzscheana. Logo, essa relação entre ficção, história e filosofia vai muito além do mero espelhamento e incide diretamente na maneira que se compreende as condições metodológicas e teóricas de pesquisa do historiador e, por conseguinte, da escrita da história.
Titre en anglais
Blow-Ups Labyrinths of History: an epistemological metaphor of Nietzsche's Philosophy
Mots-clés en anglais
Blow-up
Nietzsche
Theory of history
Resumé en anglais
Blow-up is a film that brings its viewers into contact with a situation of aporia: are our faculties capable to grasp what is real as it really is, or, do they distort reality? Does our knowledge about the world only permit a limited perception charged with values? This relativism accompanied the debate about epistemology and the sciences over time and went through a severe process of change in contemporaneity. Therefore, Nietzsche is a privileged and an unavoidable author, in the sense of elaborating a perspective on historical knowledge, to cast light on the subject. At the same time, Blow-up is an epistemology metaphor of the nietzschean philosophy. Consequently, the relationship among fiction, history and philosophy goes beyond reflecting because it affects directly on how research methodological and theoretical circumstances of the historians are understood, as well as how history is written.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2019-09-30
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.