• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2019.tde-30092019-171025
Documento
Autor
Nombre completo
Fábio Takao Masuda
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2019
Director
Tribunal
Vasconcelos, Jose Antonio (Presidente)
Almeida, Rogério de
Giacoia Junior, Oswaldo
Palmeira, Miguel Soares
Título en portugués
Os labirintos da história em Blow-up: uma metáfora epistemológica da filosofia de Nietzsche
Palabras clave en portugués
Blow-up
Nietzsche
Teoria da história
Resumen en portugués
O filme Blow-up desloca os seus espectadores para uma situação de aporia: nossos sentidos são capazes de apreender o real tal como ele é, ou, pelo contrário, falseiam a realidade? O nosso conhecimento do mundo possibilita somente uma percepção limitada e carregada de valores? Este relativismo acompanhou o debate acerca da epistemologia e as ciências ao longo do tempo e passou por um afunilamento agudo na contemporaneidade. Para lançar luz sobre o tema, Nietzsche é um autor privilegiado e incontornável no sentido de elaborar uma perspectiva a respeito do conhecimento histórico. Ao mesmo tempo, Blow-up é uma metáfora epistemológica da filosofia nietzscheana. Logo, essa relação entre ficção, história e filosofia vai muito além do mero espelhamento e incide diretamente na maneira que se compreende as condições metodológicas e teóricas de pesquisa do historiador e, por conseguinte, da escrita da história.
Título en inglés
Blow-Ups Labyrinths of History: an epistemological metaphor of Nietzsche's Philosophy
Palabras clave en inglés
Blow-up
Nietzsche
Theory of history
Resumen en inglés
Blow-up is a film that brings its viewers into contact with a situation of aporia: are our faculties capable to grasp what is real as it really is, or, do they distort reality? Does our knowledge about the world only permit a limited perception charged with values? This relativism accompanied the debate about epistemology and the sciences over time and went through a severe process of change in contemporaneity. Therefore, Nietzsche is a privileged and an unavoidable author, in the sense of elaborating a perspective on historical knowledge, to cast light on the subject. At the same time, Blow-up is an epistemology metaphor of the nietzschean philosophy. Consequently, the relationship among fiction, history and philosophy goes beyond reflecting because it affects directly on how research methodological and theoretical circumstances of the historians are understood, as well as how history is written.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2019-09-30
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.