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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.8.2008.tde-29092008-172531
Documento
Autor
Nome completo
Wagner Pinheiro Pereira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Capelato, Maria Helena Rolim (Presidente)
Carneiro, Maria Luiza Tucci
Eugênio, Marcos Francisco Napolitano de
Morettin, Eduardo Victorio
Silva, Francisco Carlos Teixeira da
Título em português
O império das imagens de Hitler: o projeto de expansão internacional do modelo de cinema nazi-fascista na Europa e na América Latina (1933-1955)
Palavras-chave em português
América Latina
Cinema nazista
Leni Riefenstahl
Nazi-Fascismo
Propaganda política
Resumo em português
O propósito principal desta tese de doutorado é desenvolver um estudo de histórias conectadas sobre a expansão internacional do modelo de cinema nazista na Europa e na América Latina, durante as décadas de 1930 e 1950. A influência da Alemanha nazista sobre as indústrias de cinema e as produções cinematográficas da Itália fascista, de Portugal salazarista, da Espanha franquista, do Brasil varguista e da Argentina peronista, representou a tentativa de Berlim tornar-se a Nova Hollywood Mundial e teve importantes implicações políticas, culturais e econômicas em todos esses regimes políticos de massas, que nos propomos analisar. A tese analisa também três instituições político-culturais privilegiadas do III Reich: 1) O Ministério Nacional para Esclarecimento Público e Propaganda (Reichsministerium für Volksaufklärung und Propaganda - RMVP), através do qual o ministro da propaganda nazista, Dr. Joseph Goebbels, empenhou-se na conquista do controle total dos meios de comunicação de massa, na reestruturação forçada das indústrias cinematográficas e na padronização das sessões de cinema, impondo uma produção obrigatória, planejada para aumentar o potencial propagandístico do cinema; 2) A Câmara Internacional de Cinema (Internationale Filmkammer IFK), uma organização internacional de representantes da indústria cinematografia de vinte e duas nações, fundada em 1935 para estabelecer o controle hegemônico da Alemanha nazista sobre um espaço europeu econômico e cultural integrado, que pudesse rivalizar com os modelos de cinema dos Estados Unidos da América e da União Soviética e; 3) A Hispano-Film-Produktion (HFP), através da qual o cinema nazista tentou conquistar os mercados hispânicos (Espanha e América Latina). Em termos gerais, a análise das políticas governamentais, dos principais temas políticos apresentados nos filmes, da influência da censura e de outros aspectos relacionados à produção cinematográfica, tais como legislação, políticas de crédito e sistemas de co-produções entre esses regimes políticos de massas, pretende mostrar como o cinema mundial foi influenciado e controlado pela Alemanha nazista, mas apresentou especificidades que procuramos mostrar neste trabalho.
Título em inglês
The Hitler empire of image: the international expansion project of Nazi cinemas model in Europe and Latin America (1933 - 1955)
Palavras-chave em inglês
Latin America
Leni Riefenstahl
Nazi cinema
Nazi-Fascism
Propaganda
Resumo em inglês
The main purpose of this PhD Thesis is to develop a connected histories study on the international expansion of Nazi Cinemas model in Europe and Latin America, during the 1930s and 1950s. The Nazi Germanys influence over the film industries and cinematographs productions of Mussolinis Italy, Salazars Portugal, Francos Spain, Vargas Brazil, and Perons Argentine, represented the Berlins ruthless attempts at becoming the New World-Wide Hollywood, and also had important political, cultural and economical implications in all these mass political regimes, that we proposed to analyze. The thesis also analyzes three privileged political-cultural institutions of the III Reich: 1) The Reich Ministry for Popular Enlightenment and Propaganda (Reichsministerium für Volksaufklärung und Propaganda - RMVP), through which the Nazi propaganda minister, Dr. Joseph Goebbels, sought to achieve total control of the mass media communications, forced restructuring of national film industries, and standardized film screening by imposing a compulsory production, designed to enhance films propagandistic potential; 2) The International Film Chamber (Internationale Filmkammer IFK), a international organization of national film industry representatives from twenty-two nations, founded in 1935 to establish a Nazi Germany hegemonic control over an integrated European economic and cultural space that could rival the United States of America and the Soviet Union cinemas models, and; 3) The Hispano-Film-Produktion (HFP), through which Nazi cinema tried to conquer Spanish markets (Spain and Latin America). In general terms, the analysis of the governmental policies, the main politics themes presented on the films, the influence of censorship, and others aspects related to the cinematograph productions, such as legislation, credit policies, and co-productions system between these mass political regimes, present how the world cinema was influenced and controlled by Nazi Germany, but presented specificities that we intend to point out in these PhD thesis.
 
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Data de Publicação
2008-10-14
 
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