• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2019.tde-29072019-123752
Documento
Autor
Nombre completo
Jose Roberto dos Santos
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2019
Director
Tribunal
Moraes, José Geraldo Vinci de (Presidente)
Castagna, Paulo Augusto
Gonzaléz, Nora Juliana Pérez
Ikeda, Alberto Tsuyoshi
Título en portugués
História e música em São Paulo no início do século XX: a trajetória da Banda da Força Pública
Palabras clave en portugués
Anos 1890-1930
Banda de música
Cultura paulistana
Força Pública
História da cultura
Resumen en portugués
Esta pesquisa investiga o cenário musical paulistano entre os anos 1890 e 1930 tendo como referência o papel especial que desempenharam as bandas de música. Foi extraordinária a presença delas no cotidiano da cidade neste período, tanto para a divulgação musical como para as práticas de formação e profissionalização dos músicos. De certo modo, elas funcionaram como uma espécie de corporação de ofício, constituindo-se um dos raros espaços de aprendizagem profissional para a população mais pobre. Por outro lado, elas também foram instrumentos privilegiados de divulgação musical em uma época anterior à expansão dos meios eletrônicos de difusão. Neste amplo universo se destacou principalmente a Banda de Música da Força Pública do Estado de São Paulo, cuja trajetória é o foco central desta dissertação. É sobretudo a partir dela que são recuperadas práticas musicais na cidade, as inúmeras formas de difusão, os repertórios, as mudanças de gostos, as relações com o público, os processos de formação dos músicos e assim por diante. A partir das décadas de 1920 e 1930 a relação dos paulistanos com as bandas, sobretudo da Força Pública, começou a mudar substancialmente com os avanços das indústrias fonográfica e radiofônica. Apesar da relativa presença de algumas delas nestes novos meios de produção e divulgação, a maior parte desapareceu e a militar, especialmente, teve suas representações e funções culturais e musicais muito reduzidas. É esta rara dinâmica de transformações da cultura musical paulistana tendo como fio condutor a Banda da Força Pública que esta dissertação quer captar e compreender.
Título en inglés
History and music in Sao Paulo city in the early 20th century: the trajectory of Banda da Força Pública
Palabras clave en inglés
Culture of Sao Paulo city
History of culture
Music band
Public Force
Years 1890-1930
Resumen en inglés
This research focuses on the musical setting of Sao Paulo city from the 1890s to the 1930s and the special role of bands, whose presence in the daily life of the city was remarkable both for the dissemination of music and the professional training and practice of musicians. Bands worked as a kind of craft corporation and were one of the few possibilities of professional learning for the poorest population. In addition, bands were also privileged instruments of dissemination of music in a time prior to the expansion of electronic broadcasting. In this broad context, Sao Paulo State Public Force Music Band [Banda de Música da Força Pública do Estado de São Paulo] stood out. Having the trajectory of this band as its central focus, this master's thesis recovers the musical practices of São Paulo city, the innumerable forms of dissemination of music, repertoires, changes in tastes, relations with the public, the training of musicians, and so on. Since the 1920s and 1930s the relationship of Sao Paulo city inhabitants with the bands, and especially with the Public Force Band, began to change substantially due to the advances of the phonographic and radiophonic industries. Despite the relative presence of some of these bands in these new means of production and dissemination, most of them have disappeared. The cultural and musical representations and the functions of the Public Force Music Band have also decreased. Having the Public Force Band as its guiding thread, this thesis has sought to capture and understand this rare dynamics of transformations of the musical culture of São Paulo city.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2019-07-29
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.