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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2016.tde-29062016-122704
Documento
Autor
Nome completo
Fernando Braga Franco Talarico
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Silva, Marcos Antonio da (Presidente)
Cardoso, Mauricio
Oliveira, Gilberto Maringoni de
Pinto Filho, Julio Cesar Pimentel
Ramos, Alcides Freire
Título em português
Padre que amava Moça que amava Carlos que amava Joaquim que amava. Dimensões histórico-críticas do diálogo entre o longa-metragem O padre e a moça (Joaquim Pedro de Andrade, 1965) e o poema 'O padre, a moça' (Carlos Drummond de Andrade, 1962)
Palavras-chave em português
Arte e engajamento
Carlos Drummond de Andrade
Joaquim Pedro de Andrade
Modernização periférica
O padre e a moça
Resumo em português
Este trabalho consiste em investigar as relações entre poética e contexto em duas obras: O padre e a moça (longa-metragem ficcional que Joaquim Pedro de Andrade finalizou em 1965), e o poema (de que Joaquim Pedro se apropria) O padre, a moça (publicado por Carlos Drummond de Andrade em Lição de coisas, de 1962). Como se trata de duas obras profundamente dialogais, a investigação sobre o caráter de empenho estético-ideológico orienta-se, evidentemente, pelo cotejo. O contexto dos 1960 (atravessado pelos dilemas da modernização capitalista dependente e periférica) revela-se fundamental para a compreensão de aspectos temático-formais de ambas as obras (uma, anterior ao Golpe de 1964, a outra, imediatamente posterior). A presença do contexto em ambos os textos, entretanto, exige a compreensão sobre as mediações propriamente artísticas. Para tanto, a pesquisa procura orientar-se pelo método de redução estrutural (desenvolvido por Antônio Candido); nem por isso, abre mão de refletir sobre seus pressupostos teórico-metodológicos (tomados à análise estética, mas também às reflexões sociológicas, historiográficas e filosóficas).
Título em inglês
Priest who loved girl who loved Carlos who loved Joaquim who loved. Historical and critical dimensions of the dialogue between the feature film "The priest and the girl" ( Joaquim Pedro de Andrade, 1965) and the poem " The priest, the girl " (Carlos Drummond de Andrade , 1962)
Palavras-chave em inglês
Art and engagement
Carlos Drummond de Andrade
Joaquim Pedro de Andrade
O padre e a moça
Peripheral modernization
Resumo em inglês
This work is to investigate the relationship between poetic and context in two works: O padre e a moça (fiction feature that Joaquim Pedro de Andrade finished in 1965), and the poem (that Joaquim Pedro appropriates) "The priest, the girl " (published by Carlos Drummond de Andrade in lesson of things, 1962). As it is two works deeply dialogical, research on the aesthetic and ideological commitment of character is guided, of course, by collation. The decade of 1960 (crossed by the dilemmas of dependent and peripheral capitalist modernization) is fundamental to the understanding of thematic and formal aspects of both works (one prior to the 1964 Coup, the other immediately later). The presence of the context in both texts, however, requires a proper understanding of mediation art. Therefore, the research seeks to be guided by the structural reduction method (developed by Antônio Candido); even so, waive reflect on their theoretical and methodological assumptions (taken to aesthetic analysis, but also the sociological, historiographical and philosophical reflections).
 
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Data de Publicação
2016-06-29
 
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