• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2013.tde-28062013-130124
Document
Auteur
Nom complet
Caio de Souza Gomes
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2013
Directeur
Jury
Capelato, Maria Helena Rolim (Président)
Eugênio, Marcos Francisco Napolitano de
Garcia, Tânia da Costa
Titre en portugais
"Quando um muro separa, uma ponte une": conexões transnacionais na canção engajada na América Latina (anos 1960/70)
Mots-clés en portugais
Canção engajada
Conexões transnacionais
Cultura e política na América Latina
Resumé en portugais
O objetivo desta pesquisa é analisar como, ao longo das décadas de 1960 e 70, artistas ligados à canção engajada conceberam projetos de integração da América Latina por meio da canção, e como esses projetos resultaram no estabelecimento de uma série de conexões transnacionais. Neste período, os impactos da Guerra Fria tiveram como consequência um contexto político fortemente polarizado, o que afetou diretamente o campo cultural e, especialmente, o campo artístico. As experiências políticas comuns favoreceram as trocas de ideias e a intensa circulação de artistas por todo o continente, permitindo o estabelecimento de uma série de contatos e diálogos. Utilizando como fonte principal a discografia dos mais destacados artistas de cada país, o objetivo á analisar essa história de conexões transnacionais na canção engajada latino-americana focalizando três fases distintas: a) a primeira, entre 1963 e 1966, momento de formação e consolidação dos movimentos de nueva canción no Cone Sul, em que o engajamento se manifestou fundamentalmente por meio da crítica social; b) a segunda, entre 1967 e 1969, marcada pelos impactos do I Encuentro de la Canción Protesta, realizado em Cuba, que resultou no destaque de dois temas importantes: a revolução e o anti-imperialismo; c) a terceira, que compreende a década de 1970, período marcado pela radicalização dos discursos políticos, pela intensificação das conexões e também pelas tentativas de inserção dos artistas brasileiros nos circuitos da canção engajada latino-americana.
Titre en anglais
"When a wall separates, a bridge unites": transnational connections in the Latin America protest song (1960/70)
Mots-clés en anglais
Culture and politics in Latin America
Protest song
Transnational connections
Resumé en anglais
The objective of this research is to analyze the Latin America integration project conceived by the artists involved with the protest song in the 1960s and 1970s. In this period, the impact of Cold War resulted in a polarized debate that affected the cultural field, and especially the artistic field. The common political experiences favored the exchange of ideas and the intense movement of artists across the continent. Using the most prominent artists discography as source, the purpose is to analyze three moments of the history of "transnational connections" in the protest song in Latin American: a) the first, between 1963 and 1966, time of development and consolidation of nueva canción movement in the Southern Cone, when the engagement was manifested fundamentally by social criticism; b) the second, between 1967 and 1969, marked by the impact of the I Encuentro de la Canción Protesta held in Cuba, that highlighted two important themes: revolution and anti-imperialism; c) the third, which comprises the 1970s, a period marked by the radicalization of political discourse and by the intensification of connections. Especially in this third phase, I analyze the Brazilian artists efforts to integrate the circuits of Latin American protest song.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2013-06-28
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.