• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2011.tde-26102011-005044
Documento
Autor
Nombre completo
Eduardo Silveira Netto Nunes
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2011
Director
Tribunal
Gallardo, Dario Horacio Gutierrez (Presidente)
Moura, Esmeralda Blanco Bolsonaro de
Prado, Maria Ligia Coelho
Silva, Olga Brites da
Venâncio, Renato Pinto
Título en portugués
A infância como portadora do futuro: América Latina, 1916-1948
Palabras clave en portugués
América Latina
Congresso Pan-Americano da Criança
História da América
Infância
Resumen en portugués
A construção da infância como portadora do futuro na América Latina é o tema sobre o qual está estruturada esta tese, pela qual buscamos identificar, analisar e qualificar em quais termos se delineou esse tema através do movimento de problematização da infância no continente americano, especialmente na América Latina, o qual teve sua expressão mais destacada na realização dos Congresos Panamericanos del Niño desde 1916 até 1948, num total de nove edições. Para isso utilizamos diversas fontes impressas, com especial destaque para a documentação produzida pelos Congresos Panamericanos del Niño, como os seus Anais, Boletins de organização, além de livros de época, conformando um denso corpo documental. Através dessas fontes identificamos o relevante número de sujeitos e instituições envolvidos, direta ou indiretamente, com o tema da infância; o processo de constituição de especialidades profissionais, como médicos, juristas, assistentes sociais, pedagogos, publicistas, filantropos, políticos, os quais procuravam problematizar a vida infantil nos aspectos econômico, político, demográfico, social, racial, biológico, civilizacional, científico, e propunham inúmeras formas e políticas sociais para reformar, intervir, controlar a infância pobre e suas famílias, no intuito de forjar nações modernas, civilizadas, ordeiras, biológica e geneticamente regeneradas e robustas, laboriosas, organizadas hierarquicamente por classes. Para um novo mundo, uma nova infância deveria ser produzida no interstício entre a gestação e a idade adulta. A infância, para tal movimento, portava o futuro da América Latina como uma possibilidade que deveria ser confirmada pela construção de todo um novo universo, conduzida pelos especialistas, no qual a experiência infantil deveria ocorrer.
Título en inglés
The childhood as a holder of the future in Latin America, 1916-1948
Palabras clave en inglés
American History
Childhood
Latin America
Pan American Child Congress
Resumen en inglés
The construction of childhood as a holder of the future in Latin America is the theme on which this thesis is structured, for which we identify, analyze and classify those childhood in accordance with this theme. Indeed we outlined in this thesis the motion for discussion of childhood in the American continent, especially in Latin America, which had its most prominent achievement in the « Congresos Pan Americanos del Niño » from 1916 to 1948. Considering this we have outlined a total of nine issues. They were extracted from various printed sources, with particular emphasis on the documentation produced by the « Congresos Pan Americanos del Niño », its Proceedings, organizational newsletters, and , old books. All those documents formed a dense data base where our work was grounded. Through these sources we identified a significant involvement of numerous individuals and institutions involved directly or indirectly with children's issues. These specialists such as doctors, lawyers, social workers, teachers, publicists, philanthropists, politicians, have been seeking how to discuss the child life in the economic, political, demographic, social, racial, biological, civilization, science, and thus proposed numerous strategies and social policies to reform and intervene to control the poor children and their families in order to forge modern nations, civilized, organized hierarchically into classes, orderly, organic and genetically regenerated and robust, laborious. Towards a new world, a new childhood should be produced in the interstices between gestation and adulthood. Childhood, for such a movement, held the future of Latin America as a possibility, which should be confirmed by the construction of a whole new universe, led by experts, in which childhood experience should occur.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2012-04-17
 
ADVERTENCIA: El material descrito abajo se refiere a los trabajos derivados de esta tesis o disertación. El contenido de estos documentos es responsabilidad del autor de la tesis o disertación.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.