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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2019.tde-25112019-175856
Documento
Autor
Nome completo
Carolina Borges da Silva Luiz
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Pinto Filho, Julio Cesar Pimentel (Presidente)
Gobbi, Marcia Valéria Zamboni
Poma, Paola
Saliba, Elias Thome
Título em português
O Desassossego de Fernando Pessoa e José Saramago: a investigação de um sentimento através da literatura
Palavras-chave em português
Desassossego
Fernando Pessoa
José Saramago
Literatura portuguesa
Modernidade
Resumo em português
O objetivo deste trabalho é entender o desassossego, determinar suas especificidades e estabelecer sua relação com a experiência da modernidade. Através da leitura crítica do Livro do Desassossego, de Fernando Pessoa, e do Memorial do Convento, de José Saramago, procuramos reconhecer as formas literárias que deram expressão ao sentimento estudado. A presente dissertação explora alguns dos temas recorrentes na representação do desassossego, tais como: a identidade, a memória, o pertencimento, a consciência, o trabalho intelectual e, sobretudo, a situação de crise que perpassa todos esses elementos. A pesquisa corrobora a noção de que os mecanismos da linguagem influenciam diretamente o modo como um sentimento é transmitido. Assim, identificamos que o estranhamento, o humor, a paródia, a ironia, a alegoria e a carnavalização são estratégias definidoras da sensibilidade moderna. O desassossego aparece nas figuras do exílio, da nostalgia, da consciência fragmentada e da identidade mutilada, sempre instaurando uma ruptura que desestabiliza o nexo de sentido estabelecido entre a experiência e a expectativa.
Título em inglês
The disquiet in Fernando Pessoa and José Saramago: the investigation of a sentiment through literature
Palavras-chave em inglês
Disquiet
Fernando Pessoa
José Saramago
Modernity
Portuguese literature
Resumo em inglês
The objective of this work is to investigate the disquiet, to determine its specificities and to establish its relation with the experience of modernity. Through a critical reading of Fernando Pessoa's Book of Disquiet and José Saramago's Baltasar and Blimunda, we sought to identify the literary forms that gave expression to the feeling under study. The present dissertation explores some of the recurring themes employed in the representation of disquiet, such as: identity, memory, belonging, conscience, intellectual work, and above all, the crisis situation permeating all these elements. The research corroborates the notion that mechanisms of language directly influence the way a feeling is conveyed. Thus, we identify that strangeness, humor, parody, irony, allegory and carnivalization are strategies that define modern sensibility. Disquiet appears in under the figures of exile, nostalgia, fragmented consciousness and mutilated identity, always bringing a rupture that destabilizes the nexus of meaning established between experience and expectation.
 
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Data de Publicação
2019-11-25
 
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