• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.8.2009.tde-25082009-142913
Documento
Autor
Nome completo
João Rafael Chio Serra Carvalho
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Nogueira, Carlos Roberto Figueiredo (Presidente)
Coelho, Maria Filomena Pinto da Costa
Silva, Marcelo Candido da
Título em português
Honorius Augustodunensis e O Elucidarium : um estudo sobre a reforma, o diabo e o fim dos tempos
Palavras-chave em português
Diabo
Elucidarium
Fim dos tempos
História medieval
Honorius Augustodunensis
Reforma
Resumo em português
O objetivo da pesquisa é compreender o desenvolvimento de algumas das mais importantes representações da mentalidade medieval, a saber: a figura do diabo, as idéias acerca do escathon e os ideais ético-comportamentais defendidos pela reforma. Mais especificamente, propugnamos aqui analisar a partir do estudo do Elucidarium de Honorius Augustodunensis o desenvolvimento da espiritualidade e da religiosidade nos séculos XI e XII, sob a égide dos novos ideais reformadores da Igreja, especialmente como estes se deram na Inglaterra. A intenção é a partir da análise do Elucidarium explicar e explicitar as peculiaridades do desenvolvimento dos ideais reformistas e do imaginário na Britannia da época. A escolha do Elucidarium se justifica tanto por sua abrangência bem como por sua simplicidade de tecitura e complexidade de conteúdos. Esse tratado, uma espécie de Summa Totius Theologiae, constitui-se em importante janela de compreensão da utensilagem mental dos homens do medievo, já que apresenta de todas as grandes preocupações teológicas de um homem da intelligentsia voltadas para a formação do clero e para as distintas clivagens do laicato. Mais do que buscar um viés interpretativo alternativo ao dos clássicos ou mesmo entrar em pequenas querelas sobre pormenores cabe àquele que deseja trazer nova luz sobre o assunto uma mudança de foco. O que procuramos com o presente estudo é entender por quais mecanismos os ideais dogmáticos propostos pelo pólo eclesiástico se imiscuem nos costumes e tradições do pólo laico perfazendo assim um percurso pendular entre as distintas vertentes de uma cultura compósita. É perseguindo tal objetivo que nos debruçamos na análise do Elucidarium para fazermos ouvir seus silêncios. Compreender o não-dito por meio de da análise sistemática de seu discurso e suas temáticas recuperando assim, a contra-pêlo, por meio de seus indícios uma concepção mais clara da sociedade da época.
Título em inglês
Honorius Augustodunensis and the Elucidarium: a study on the reform, the devil and the end of time between the end of times of the eleventh century and the beginning of the XII
Palavras-chave em inglês
Devil
Elucidarium
End of times.
Honorius Augustodunensis
Medieval history
Reform
Resumo em inglês
The goal of the present research is to understand the development of some of the most important representations of medieval mentality, namely: the representation of the devil, the conceptions of the end of times and the behavioral ethos formulated by the Ecclesiastic Reform. Precisely we intend to trace through Honorius Augustodunensis Elucidarium a picture of some of the most important aspects of medieval ethos and thought. The choice of the Elucidarium is due to its scope as well as its simplicity. This treaty, a Summa Totius Theologiae, is an important window to understand medieval mentality, for it shows in a simple manner all major concerns of a medieval intellectual towards the formation of a reformed clergy as well as to all laity. More than pursuing a different bias or even discussing some lesser issues it is the duty of he who whishes to bring light upon the matter a change of focus. What we intend with this present study is to understand how the dogmatic ideals of the ecclesiastic pole of society interweave with those of the lay pole. Thus, performing the pendular course, in between several varieties of a composite culture. Its pursuing this objective that we thoroughly analyze the Elucidarium to hear its silences, to understand what it doesnt say through a systemic analysis of its discourse and its themes, thus recovering, like a detective, through its evidences a clearer and broader conception of medieval society.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2009-08-25
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.