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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2011.tde-25052012-133000
Document
Auteur
Nom complet
Renato Júnio Franco
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2011
Directeur
Jury
Marcilio, Maria Luiza (Président)
Campos, Adalgisa Arantes
Fagundes Junior, Carlos Eduardo Uchôa
Marquese, Rafael de Bivar
Souza, Laura de Mello e
Titre en portugais
Pobreza e caridade leiga - as Santas Casas de Misericórdia na América portuguesa
Mots-clés en portugais
período colonial (1500-1822)
pobreza
sociedade luso-brasileira
Resumé en portugais
O presente trabalho discute a formação dos aparatos institucionais à pobreza na América portuguesa, especialmente no Rio de Janeiro e Vila Rica, entre 1700 e 1822. Eleitas como os dois pilares de continuidade do império português durante a época moderna, as Câmaras e as irmandades da Misericórdia eram também as duas principais bases de sustentação sobre as quais se ergueu o sistema de caridade voltado de forma mais ampla para a população. No entanto, a América portuguesa presenciou uma parca e fragmentária rede de Misericórdias durante o período colonial. Partido de discursos que pregavam o amor ao próximo, essas instituições selecionaram seu público beneficiário, hierarquizando e, por vezes, interditando serviços a determinados grupos, marcadamente os mestiços e os escravos. Diante de uma rede assistencial absolutamente frágil e da considerável redução do escopo de atendíveis pelas Misericórdias, os pobres do Brasil se valeram antes das redes de auxílio informal, do que dos estabelecimentos que se apropriavam das noções cristãs de caridade.
Titre en anglais
Poverty and charities lay: the holy house of mercy in portuguese america
Mots-clés en anglais
colonial period (1500-1822)
Luso-Brazilian society
poverty
Resumé en anglais
This thesis discusses the formation of the institutional apparatuses dealing with poverty in Portuguese America, especially in Rio de Janeiro and Vila Rica, between 1700 and 1822. Acknowledged as the two pillars of continuity of the Portuguese empire during modern age, the Concils and the brotherhoods of Misericórdias (Santa Casa de Misericórdia) were also the main sources of supports of the charity system which aimed more broadly at the population. However, Portuguese America witnessed a rather limited and fragmented network of Misericórdias during the colonial period. Based on discourses preaching love of neighbour, these institutions selected their beneficiary public; they ranked services, and sometimes sealed off certain groups, notably the mestizos and the slaves. Faced with a definitely fragile care network and with the considerable reduction of scope of who were eligible to benefit from the Misericórdias, Brazil's poor shave turned to informal support networks, rather than to the establishments which appropriated Christian notions of charity.
 
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Date de Publication
2012-05-25
 
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