• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2018.tde-23112018-103312
Documento
Autor
Nombre completo
Luana Tieko Omena Tamano
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2018
Director
Tribunal
Santos Filho, Gildo Magalhães dos (Presidente)
Botin, Livia Maria
Dantes, Maria Amelia Mascarenhas
Maciel, Laurinda Rosa
Mota, Andre
Título en portugués
"Manter normal a criança normal e normalizar a desajustada": Arthur Ramos e o Serviço de Ortofrenia e Higiene Mental, 1934-1939
Palabras clave en portugués
Arthur Ramos
Crianças
Educação
Higiene mental
História da Ciência
Psicanálise
Resumen en portugués
Com esta tese, busca-se refletir sobre o trabalho desenvolvido pelo médico alagoano Arthur Ramos (1903-1949) frente ao Serviço de Ortofrenia e Higiene Mental (SOHM), no recorte temporal de 1934 a 1939, período que corresponde tanto à fundação e término do Serviço quanto ao tempo em que Ramos foi seu diretor. Almeja-se entender qual foi o papel desempenhado por ele no Serviço: de sua criação ao seu término, passando por sua construção operacional, metodologia de trabalho, equipe, métodos teóricos utilizados, abordagem realizada e os trabalhos desenvolvidos. Sustenta-se a hipótese de que o SOHM foi criado e funcionou como um serviço auxiliar à reforma educacional Anísio Teixeira no intuito de normalizar os escolares matriculados nas escolas experimentais, lócus da reforma, classificados como desajustados. Para alcançar estes objetivos, utilizou-se como fontes os escritos de Ramos; as fichas ortofrênicas dos alunos assistidos pelo SOHM e o Diário de uma das alunas. Estas séries documentais possibilitaram uma compreensão daquela instituição em sua integridade, abarcando seus objetivos, realizações e como as crianças foram inseridas em todo o processo. Para analisar estes materiais, utilizou-se do método indiciário de Ginzburg, tencionando "ver" a presença das crianças e de suas famílias para além do que registrava o SOHM, por meio dos vestígios que resistiram e foram impressos. Como aporte metodológico complementar, foi utilizada a estatística descritiva, objetivando sistematizar as informações textuais e transformá-las em valores numéricos, gerando médias e percentuais, que possibilitaram uma análise geral do grupo de alunos.
Título en inglés
Keep normal the normal child and adjust the misfit": Arthur Ramos and the Service of Orthophrenia and Mental Hygiene, 1934-1939
Palabras clave en inglés
Arthur Ramos
Children
Education
History of Science
Mental hygiene
Psychoanalysis
Resumen en inglés
This thesis aims to reflect on the work developed by the doctor from the state of Alagoas Arthur Ramos (1903-1949) on the Service of Orthophrenia and Mental Hygiene (SOMH), in the temporal cut from 1934 to 1939, a period that corresponds both to the foundation and the end of the Service and also to the time when Ramos was its director. It is longed to understand the role played by him in the Service: from its creation to its completion, through its operational construction, work methodology, staff, theoretical methods used, approach carried out and the works developed. It is hypothesized that SOMH was created and functioned as an auxiliary service to the Anísio Teixeira educational reform in order to normalize the students enrolled in the experimental schools, the locus of the reform, classified as misfits. To achieve these objectives, the writings of Ramos were used as sources; the orthophrenic records of the students assisted by the SOHM and the Diary of one of the students. These documentary series enabled an understanding of that institution in its integrity, encompassing its goals, achievements and how children were inserted throughout the process. To analyze these materials, the Ginzburg index method was used, intending to "see" the presence of the children and their families to beyond to what the SOMH recorded, through the traces that resisted and were printed. As a complementary methodological contribution, descriptive statistics were used, aiming to systematize textual information and transform them into numerical values, generating averages and percentages, which made possible a general analysis of the group of students.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2018-11-23
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.