• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2015.tde-23112015-143329
Document
Auteur
Nom complet
Rodrigo Archangelo
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2015
Directeur
Jury
Carneiro, Maria Luiza Tucci (Président)
Kornis, Mônica Almeida
Morettin, Eduardo Victorio
Perazzo, Priscila Ferreira
Pinto, Pedro Plaza
Titre en portugais
Imagens da nação: política e prosperidade nos cinejornais Notícias da semana e Atualidades atlântida (1956-1961)
Mots-clés en portugais
Cinejornal
Cinema brasileiro
Desenvolvimentismo
História do Brasil
Política
Resumé en portugais
Na leitura histórica dos cinejornais Notícia da Semana e Atualidades Atlântida, observa-se como suas imagens (fragmentárias, colhidas do descarte iminente e historicizadas com o auxílio de documentação correlata e ferramental teóricometodológico específico), e as mediações que comportam (os interesses econômicos e políticos do seu produtor, o Grupo Severiano Ribeiro empreendimento composto por várias instâncias da atividade cinematográfica), podem contribuir à compreensão do recorte histórico de 1956 e 1961, a respeito de certos limites de sua modernização econômica e avanços políticos. A partir da documentação fílmica e não fílmica remanescente, analisaremos no discurso audiovisual desses cinejornais duas vertentes: algumas representações da nação cinematográfica em imagens de prosperidade nela contidas; e noutro viés, mais ideológico, certas tensões em cenários de crises e conciliações da política nacional e internacional, mostrados em algumas notícias. Em ambos os eixos analíticos, o pano de fundo são as escolhas do seu produtor mediante as melhores oportunidades políticas e econômicas no ápice do período nacional desenvolvimentista, bem como no seu esgotamento, e consequente rearranjo político das forças decisórias em 1961. Neste viés, dialogamos com conceitos como encomenda (Baxandall) e campo (Bourdieu), bem como uma história cultural da política para se compreender a nação cinematográfica levada às telas. Ressalta-se, aqui, o ineditismo destas imagens à cultura audiovisual do século XXI, bem como a contribuição desta categoria de filme, o cinejornal, enquanto fonte de leitura à História do Brasil.
Titre en anglais
Nations images: political and prosperity in the newsreels Notícias da Semana and Atualidades Atlântida .(1956-1961)
Mots-clés en anglais
Brazilian cinema
Developmentalism
History of Brazil
Newsreel
Policy
Resumé en anglais
Under a historical approach of the Notícias da Semana and the Atualidades Atlântida Newsreels, we can observe how those images (fragmentary, taken from their impending disposal and historicized with the assistance of related documentation and of specific theoretical and methodological tools) and the mediations that they comprise (the production companys economic and political interests the Grupo Severiano Ribeiro, a company consisting of several cinematographic activity segments) can contribute to understand the Brazilian historical period from 1956 to 1961, concerning some limits of its economical modernization and political developments. From remaining filmic and non-filmic documentation, two aspects will be analyzed in these newsreels audiovisual language: some representations of the cinematographic nation, through images of prosperity they comprise; and, in another strand, an ideological one, the tensions in a scenery of national and international political crisis and conciliations, presented in some of the news. In both analytical axes, the background are the producers choices through the best political and economical opportunities, at the height of the national developmental period, as well as at its depletion and the resulting decision-making forces political rearrangement, in 1961. In this approach, we dialogue with concepts such as order (Baxandall) and field (Bourdieu), together with a cultural history of politic, to understand the cinematographic nation brought to the screen. We emphasize both the uniqueness of these images in the 21st century´s audiovisual culture and the newsreels contribution as an important source for the Brazilian History.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2015-11-23
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.