• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2006.tde-21032007-151952
Document
Auteur
Nom complet
Virginia de Almeida Bessa
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2005
Directeur
Jury
Moraes, José Geraldo Vinci de (Président)
Ikeda, Alberto Tsuyoshi
Saliba, Elias Thome
Titre en portugais
Um bocadinho de cada coisa: trajetória e obra de Pixinguinha. História e música popular no Brasil dos anos 20 e 30
Mots-clés en portugais
Arranjo
Cultura urbana
Escuta
Música Popular
Pixinguinha
Resumé en portugais
O trabalho aborda diversos aspectos do universo do entretenimento no Rio de Janeiro das décadas de 1920 e 1930 em sua articulação com a música e com os músicos populares. Seu fio condutor é a trajetória do compositor, instrumentista, arranjador e maestro Alfredo Vianna da Rocha Filho, o Pixinguinha, que atuou e colaborou nos diversos meios do entretenimento do Rio de Janeiro . O percurso é longo: dos cafés-concertos ao rádio, com uma longa pausa na indústria fonográfica. Parte-se do pressuposto que a música popular desempenhou papel mais que relevante naquele contexto. Das rodas de choro ao Palácio do Catete, do morro aos estúdios de gravação, ela esteve presente nos diversos espaços da cidade, revelando vários dos dilemas existentes no país naquele momento: moderna ou típica? negra ou branca? folclórica ou popular? Privilegiamos, como objeto de análise, a escuta do compositor, revelada em suas composições, interpretações e, sobretudo, em seus arranjos, os quais nos permitem escutar sua escuta, e desvendar os modos de inserção e barreiras encontrados pelo músico nesse universo em constante transformação.
Titre en anglais
Um bocadinho de cada coisa: Pixinguinha's work and life. History and popular music in Brazil during the decades of the 1920s and 1930s
Mots-clés en anglais
Arrangement
Listening
Pixinguinha
Popular music
Urban culture
Resumé en anglais
This work approaches many aspects of the entertainment universe in Rio de Janeiro during the decades of the 1920s and 1930s, considering its articulation not only with the music but also with the popular musicians. The thread of this study is the personal trajectory of the composer, instrumentalist, arranger and conductor Alfredo Vianna da Rocha Filho ? Pixinguinha ?, who has taken part in many activities of the entertainment universe in Rio de Janeiro. The path is long: from the ?cafés-concerto? to the radio, with a long pause in the phonographic industry. As a point of departure, our study presupposes that the popular music has taken more than a relevant part in this context. From the ?rodas de choro? to the Catete?s Palace, from the ?morro? to the recording studios, popular music was noticed in many places of the town, revealing some of the dilemmas faced by the country in that period: modern or typical? black or white? folk or popular? The listening of the composer is here highlighted as our object of analysis, which can be revealed through Pixinguinha?s compositions, interpretations and above all through his arrangements, which allow us to listen to his listening, and to figure out the ways of insertion as well as the obstacles that the musician had to face up to in this universe subjected to constant transformations.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
dissertacao.pdf (1.75 Mbytes)
musica.zip (56.37 Mbytes)
Date de Publication
2007-05-03
 
AVERTISSEMENT: Le matériau se réfère à des documents provenant de cette thèse ou mémoire. Le contenu de ces documents est la responsabilité de l'auteur de la thèse ou mémoire.
  • BESSA, Virginia de Almeida. À escuta da cidade: Pixinguinha e a paisagem sonora carioca da Primeira República. RITA - Revue Interdisciplinaire de travaux sur les Amériques [online], 2008, n. 1, p. 1-19. [acesso 2012-06-12]. Disponível em : <http://www.revue-rita.com/content/view/25/51>
  • BESSA, Virginia de Almeida. Apontamentos para o estudo do arranjo na música popular brasileira: história, fontes e perspectivas. In VI Congreso IASPM-AL [online], Buenos Aires, 2005. Buenos Aires : AISPM-AL, 2005. [acesso 2012-06-12]. Disponível em : <http://www.hist.puc.cl/iaspm/baires/articulos/almeidabessa.pdf>
  • BESSA, Virginia de Almeida. A escuta singular de Pixinguinha : História e música popular no Brasil dos anos 1920 e 1930. São Paulo : Alameda, 2010.
  • BESSA, Virginia de Almeida. Imagens da escuta: traduções sonoras de Pixinguinha. In MORAES, José Geraldo Vinci de. História e música no Brasil. Organizador. São Paulo : Alameda, 2010.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.