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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2011.tde-20102011-103318
Documento
Autor
Nome completo
Rafael Faraco Benthien
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Pires, Francisco Murari (Presidente)
Barros, Sergio Miceli Pessoa de
Guimarães, José Otávio Nogueira
Rede, Marcelo Aparecido
Trabulsi, Jose Antonio Dabdab
Título em português
Interdisciplinaridades: latinistas, helenistas e sociólogos em revista (França, 1898 - 1920)
Palavras-chave em português
Helenistas
Interdisciplinaridade
Latinistas
Sociólogos
Universidade francesa (1898-1920)
Resumo em português
Durante as décadas de 1890 e 1910, a sociologia adquiriu direito de cidadania na universidade francesa, passando a compor, em uma posição institucionalmente frágil e marginal, o leque das disciplinas ofertadas nas Faculdades de Letras. A presente tese se propõe a investigar os diálogos que os portadores desse saber novo travaram então com helenistas e latinistas, os quais representavam, por seu turno, disciplinas tradicionais e ainda hegemônicas no sistema de ensino daquele país. Para tanto, são aqui privilegiados os circuitos de ideias e de pessoas entre cinco revistas especializadas de perfil universitário: o Année Sociologique, o Bulletin de Correspondance Hellénique, os Mélanges dArchéologie et dHistoire, a Revue des Études Grecques e a Revue des Études Anciennes. A partir do exame dos sentidos de tal fluxo, procurase esclarecer quais condições epistemológicas e sociais tornaram possível uma interdisciplinaridade historicamente dada, problematizando tanto seus limites práticos quanto seu peso na definição de cada um dos saberes nela implicados.
Título em inglês
Interdisciplinarity: latinists, hellenists and sociologists in magazines (France, 1898-1920)
Palavras-chave em inglês
French university (1898-1920)
Hellenists
Interdisciplinarity
Latinists
Sociologists
Resumo em inglês
During the 1890s and 1910s, sociology acquired citizenship rights within the French University system, and became part of the spectrum of disciplines offered at the various faculties of Letters all over the country, even though it kept holding an institutionally weak position. The purpose of this thesis is to examine the dialogues during this early period between the holders of this new knowledge and Hellenistic and Latin scholars, who, in turn, represented traditional disciplines which still dominated the French educational system. To that end, we focus upon the circuits of ideas and people represented in five specialized academic journals, i.e: Année Sociologique, Bulletin de Correspondance Hellénique, Mélanges d'Archéologie et d'Histoire, Revue des Etudes Grecques, and Revue des Etudes Anciennes. By analyzing the meanings of such a flow, we attempt to elucidate the epistemological and social conditions that allowed a historically given interdisciplinarity, questioning both its practical limits and its influence on the definition of each knowledge area.
 
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Data de Publicação
2011-10-20
 
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