• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.8.2010.tde-18102010-153611
Documento
Autor
Nome completo
Ígor Carastan Noboa
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2010
Orientador
Banca examinadora
Silva, Marcos Antonio da (Presidente)
Dantes, Maria Amelia Mascarenhas
Oliveira, Gilberto Maringoni de
Título em português
Filmes do fim do mundo: ficção científica e Guerra Fria (1951/1964)
Palavras-chave em português
Cinema americano
Estados Unidos
Ficção científica
Guerra fria
Resumo em português
Esta dissertação tem como tema quatro filmes do gênero ficção científica, produzidos nos Estados Unidos da América no período do segundo pós-guerra, O Dia em que a Terra Parou (1951), Vampiros de Almas (1956), A Bolha (1958) e Limite de Segurança (1964). Nas sociedades contemporâneas, este gênero se torna relevante como objeto de interpretação do real, representando, interpretando e discutindo o seu contexto histórico e as relações humanas com o desconhecido, propondo formas de organização social e reflexões sobre a natureza da Ciência e Tecnologia. Por meio da leitura crítica dos filmes pode-se compreender o imaginário americano sobre questões referentes às relações internacionais da Guerra Fria e às ameaças internas à sociedade, sem deixar para trás a visão de que estes filmes atingiram diversas sociedades em diversas regiões do mundo e também tratam de questões universais.
Título em inglês
End of the world movies: science fiction and Cold War (1951/1964)
Palavras-chave em inglês
American movies
Cold war
Science fiction
United States
Resumo em inglês
This dissertation presents four science fiction movies, produced in the United States of America in the second post war period, The Day the Earth Stood Still (1951), Invasion of the Body Snatchers (1956), The Blob (1958), Fail-Safe (1964). In contemporary societies, this genre becomes relevant as an interpretation of the real, representing, interpreting, and discussing its historical context and the human relationships with the unknown, proposing ways of social organization and reflections about the nature of Science and Technology. By means of critical reading of the movies, the American imaginary regarding the international relations of the Cold War and the internal threats to society can be comprehended, without leaving behind the notion that these movies reach societies in different regions of the world and deal with universal questions.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2010-10-18
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2014. Todos os direitos reservados.