• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2010.tde-18102010-153611
Document
Auteur
Nom complet
Ígor Carastan Noboa
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2010
Directeur
Jury
Silva, Marcos Antonio da (Président)
Dantes, Maria Amelia Mascarenhas
Oliveira, Gilberto Maringoni de
Titre en portugais
Filmes do fim do mundo: ficção científica e Guerra Fria (1951/1964)
Mots-clés en portugais
Cinema americano
Estados Unidos
Ficção científica
Guerra fria
Resumé en portugais
Esta dissertação tem como tema quatro filmes do gênero ficção científica, produzidos nos Estados Unidos da América no período do segundo pós-guerra, O Dia em que a Terra Parou (1951), Vampiros de Almas (1956), A Bolha (1958) e Limite de Segurança (1964). Nas sociedades contemporâneas, este gênero se torna relevante como objeto de interpretação do real, representando, interpretando e discutindo o seu contexto histórico e as relações humanas com o desconhecido, propondo formas de organização social e reflexões sobre a natureza da Ciência e Tecnologia. Por meio da leitura crítica dos filmes pode-se compreender o imaginário americano sobre questões referentes às relações internacionais da Guerra Fria e às ameaças internas à sociedade, sem deixar para trás a visão de que estes filmes atingiram diversas sociedades em diversas regiões do mundo e também tratam de questões universais.
Titre en anglais
End of the world movies: science fiction and Cold War (1951/1964)
Mots-clés en anglais
American movies
Cold war
Science fiction
United States
Resumé en anglais
This dissertation presents four science fiction movies, produced in the United States of America in the second post war period, The Day the Earth Stood Still (1951), Invasion of the Body Snatchers (1956), The Blob (1958), Fail-Safe (1964). In contemporary societies, this genre becomes relevant as an interpretation of the real, representing, interpreting, and discussing its historical context and the human relationships with the unknown, proposing ways of social organization and reflections about the nature of Science and Technology. By means of critical reading of the movies, the American imaginary regarding the international relations of the Cold War and the internal threats to society can be comprehended, without leaving behind the notion that these movies reach societies in different regions of the world and deal with universal questions.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2010-10-18
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.