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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2015.tde-16072015-115908
Document
Auteur
Nom complet
Renata Pellaes Corrêa
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2015
Directeur
Jury
Fernandes, Antonia Terra de Calazans (Président)
Bittencourt, Circe Maria Fernandes
Mello, Paulo Eduardo Dias de
Titre en portugais
O processo de construção curricular da informática educativa na rede municipal de São Paulo de 1989-2010
Mots-clés en portugais
História da educação
História do currículo
Informática educativa
Resumé en portugais
O objetivo desta pesquisa foi elaborar uma análise do processo de construção do currículo de Informática Educativa na rede municipal de ensino da cidade de São Paulo, procurando encontrar relações de ruptura e continuidade que o marcaram. Devido à ausência de trabalhos nessa linha buscou-se elaborar um panorama no qual tais relações fossem perceptíveis. Esse estudo justifica-se pela necessidade de compreender o modo pelo qual a Informática Educativa, tem se afirmado na Escola como um componente curricular fixo, uma forma específica de produção de saber, especialmente por sua metodologia. Os fundamentos teóricos que nortearam esta pesquisa foram basicamente as contribuições de André Chervel no campo das Disciplinas escolares e de Ivor Goodson no campo da teoria e história do currículo. Foram utilizados como fontes documentais a legislação municipal referente à Informática Educativa, relatórios e apostilas produzidos pela Secretaria Municipal de Ensino de São Paulo. A análise da documentação permitiu perceber que a história da Informática Educativa, como componente curricular no ensino municipal, pode dividir-se em três momentos distintos: o período do Projeto Gênese, de 1989 à 1992, caracterizado pela utilização da Linguagem LOGO como eixo das atividades e pelo viés popular da gestão de Luiza Erundina. O período seguinte, de 1993 à 2000, caracterizado pela normatização do projeto de Informática Educativa, com sua regulamentação por meio de decreto em 1994. Um terceiro período, de 2001 à 2010, marcado por uma ampliação exponencial da importância dada à Internet como meio de pesquisa, comunicação e publicação de atividades.
Titre en anglais
The process of educational informatics curriculum construction in São Paulo municipal schools (1989-2010)
Mots-clés en anglais
Educational informatics
History of curriculum
History of education
Resumé en anglais
This research aim is to analyze the process of Educational Informatics Curriculum construction in São Paulo Municipal Schools, searching for its relations of rupture and continuity. Due to the absence of this kind of studies, it was intended to create a comprehensive presentation of this process. This studys relevance is the necessity of understanding how Educational Informatics has been becoming part of the schools regular curriculum. This research theoretical basis were the contributions of Andre Chervel, in the history of school disciplines area, and, Ivor Goodsons works about Curriculums history and theory. The analysis was produced from documents as municipal legislation, official reports and booklets. It was possible to divide the Educational Informatics history in three distinct periods: from 1989 to 1992, is the time of Projeto Geneses. The next period, from 1993 to 2000, was characterized by the regulation of the educational informatics. The rising of the Internet as the main resource to search, communicate and publish activities marked the last period, from 2001 to 2010.
 
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Date de Publication
2015-07-16
 
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